Conheça o caminhão 4×4 usado para limpar banheiros de uma trilha

O governo da região onde fica a trilha de Rubicon instalou vários banheiros no percurso, para limpá-los é preciso de um caminhão valente como um jipe

caminhao ford f 550 4x4 branco modificado para limpar banheiros na trilha de rubicon
Esse Ford F-550 era 4x4 de fábrica, mas pouca coisa sobrou original (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
18 de janeiro de 2022 15:47

A trilha de Rubicon é um dos principais desafio para os jipeiros dos EUA. A ponto de ser usado pela Jeep para testar seus modelos e nome da versão mais capaz do Wrangler. O local faz parte de um parque público e traz estrutura para atender aos aventureiros, como banheiros e pontos de descanso. Por isso, o caminhão de serviço precisa ser tão capaz quanto os jipes dos trilheiros.

Um exemplo é esse caminhão Ford F-550, que tem o insólito trabalho de limpar os tanques sépticos dos banheiros instalados na trilha. Como os banheiros ficam em áreas isoladas, não existe tubulação de esgoto e o caminhão é necessário para esvaziar os tanques quando enchem.

VEJA TAMBÉM:

A preparação do caminhão de cocô

Esse Ford F-550 pertence ao condado de El Dorado, que passou para a oficina WFO Concepts modificar para enfrentar as trilhas de Rubicon. O caminhão veio de fábrica com chassi curto, cabine simples, motor V10 6.8 à gasolina, cambio automático e tração 4×4.

Esse caminhão já veio de fábrica com um eixo Dana Super 60 de fábrica na dianteira, que foi mantido. Mas tirando isso, quase tudo nas suspensões foi trocado: a dianteira recebeu um conjunto de molas e amortecedores com curso longo ideal para escalar pedras, a traseira recebeu um novo feixe de molas e novos amortecedores.

Os freios são a disco nas quatro rodas. As rodas são de liga leve e do tipo beadlock, ou seja, os pneus são presos a elas por parafusos. Por isso é possível rodar com pressões baixíssimas sem se preocupar com o pneu sair da roda.

caminhao ford f 550 4x4 branco modificado para limpar banheiros na trilha de rubicon 2
Esse caminhão consegue chegar aos banheiros mais isolados (Foto: YouTube | Reprodução)

A relação final da transmissão foi reduzida ainda mais, a original era de 4,10 e a nova relação passou a ser 5,38. Para ajudar a escalar as pedras de Rubicon, a caixa transferência recebeu uma crawl box, que reduz ainda mais as marchas e permite um controle mais preciso na trilha. A preparação é completada pelos enormes pneus Michelin de 41 polegadas de diâmetro.

Para proteger o veículo foi feita uma proteção sob medida para a parte inferior, para evitar impactos diretamente nos componentes mecânicos. E por fora está uma gaiola, que age como um exoesqueleto e evita danos à carroceria caso o veículo capote.

E para o trabalho?

A preparação que já citamos é o necessário para chegar aos banheiros da trilha. Na traseira está instalado um implemento para armazenar o líquido sujo que fica na fossa séptica dos banheiros do parque. A capacidade desse tanque é de 1.514 litros, suficiente para limpar todos os banheiros do parque.

Além disso, o caminhão é equipado com um tanque de 265 litros de água limpa. Esse tanque é acoplado a uma lavadora de alta pressão que é usada para limpar os banheiros. Um trabalho ingrato, mas que tem o privilégio de poder dirigir esse caminhão.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 22 de janeiro de 2022

Caminhão?

Avatar
Deixe um comentário