Carros precisarão ter mais botões ao invés de telas para obterem nota máxima na Europa

Somente carros com botões receberam cinco estrelas nos testes depois que a NCAP considerou o excesso de telas um problema de segurança

tesla model s plaid interior painel volante manche
Em muitos veículos novos, recursos básicos como setas, limpadores de para-brisa e pisca-alerta são acionados por telas (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 07/03/2024 às 19h02
Atualizado em 13/03/2024 às 13h52

As telas e controles sensíveis ao toque estão cada vez mais comuns nos carros novos. Atualmente, a maioria das marcas se encontra em uma busca implacável pelo visual mais moderno possível, deixando para trás os botões físicos que controlavam as mais diversas funções do veículo. Entretanto, para o European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), em português Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros, essa substituição representa um risco de segurança e deve ser regulada.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a instituição, muitos modelos recentes vêm com os controles básicos e essenciais do automóvel nas telas centrais. Isso obriga o motorista a tirar os olhos da estrada, o que aumenta o risco de acidentes. Dessa forma, as fabricantes precisarão ter um mínimo de botões e informações físicas destinadas a funções importantes para que recebam nota máxima na classificação de segurança da NCAP. Ao jornal britânico Times, Matthew Avery, diretor estratégico desenvolvimento da organização destacou:

O uso excessivo de touchscreens é um problema de todo o setor, com praticamente todos os carros colocando controles essenciais nas telas centrais”

Segundo o programa, os carros precisarão usar botões, mostradores ou hastes para recursos como setas, pisca-alerta, limpadores de para-brisas e buzina. A Euro NCAP ainda não informou quais procedimentos de avaliação serão utilizados, mas isso já estará definido até 2026.

Apesar da European New Car Assessment Programme ser uma organização não governamental e os padrões estabelecidos por ela não serem obrigatórios por lei, eles são levados em conta por muitos fabricantes. Isso porque ter uma nota máxima em sua lista é sinal de prestígio e pode influenciar a sua imagem e as vendas, já que avaliações positivas são amplamente utilizadas em publicidades.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
David Almeida 8 de março de 2024

Até que enfim um pouco de luz para fazer parar com essa besteira de por tudo nas teclas. Segurança já! Telas não, teclas já!!!

Avatar
Deixe um comentário