CEO da Renault pede que instituto NCAP repense a metodologia

O chefão do grupo Renault, o italiano Luca De Meo, considera que os critérios do instituto NCAP está sendo influenciado por fornecedores

luca de meo ceo renault junto a carro conceito
Para o executivo, as exigências de segurança vem sendo influenciadas por fornecedores (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/05/2022 às 17h06

A Renault realizou a conferência Change Now onde apresentou o conceito Scenic Vision, que aponta como será os futuros elétricos da marca. O CEO da marca, o italiano Luca De Meo, falou sobre o futuro da marca e também fez criticas aos critérios adotados pelo instituto NCAP, que realiza testes de segurança nos carros.

Segundo a revista britânica AutoCar, o executivo acha que o instituto precisa repensar seus critérios. Ele acusa a imposição de equipamentos eletrônicos de segurança para poder garantir boas notas vem de pressão dos fornecedores e não de evidências factuais.

Confira o crash test do Dacia Sandero:

VEJA TAMBÉM:

De Meo relembra que a segurança é importante para a Renault, o Laguna foi o primeiro carro a conseguir cinco estrelas no Euro NCAP. Ele também diz que o fabricante francês será o primeiro a adotar novas tecnologias que ajudem a salvar vidas, contanto que a adoção venha do senso comum.

As criticas ao instituto NCAP vem após o Renault Zoe conseguir zero estrelas, o Dacia Jogger conseguir apenas uma e o Springer e Sandero garantirem duas estrelas nos crash tests. Todos esses carros conseguiram proteção satisfatória para os ocupantes, mas perderam pontos por não trazer equipamentos autônomos adicionais.

No Brasil existe uma situação similar com o Latin NCAP, incluindo a própria Renault. O SUV Duster havia recebido quatro estrelas, mas após uma mudança no protocolo do instituto o carro foi rebaixado para zero. Por conta das novas exigências, apenas o SUV médio Volkswagen Taos detém as cinco estrelas no protocolo atual.

O Boris fala mais sobre o assunto:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samarone 20 de maio de 2022

O Instituto de testes mais confiavel é o IIHS, Insurance Institute for Highway Safety é uma organização sem fins lucrativos dos EUA, financiada por empresas de seguros de automóveis, criada em 1959, sabemos que as seguradoras tem interesses nisso, menos acidentes fatais e consequentemente desembolsarão menos, mas são interesses beneficos aos consumidores, já o NCAP tem comportamento suspeito, principalmente o Latin NCAP.

Avatar
Deixe um comentário