Cinto de segurança para motos? Conheça o novo dispositivo da Italdesign

Dispositivo conta com sensores de leitura de movimento. Com isso, ele é capaz de manter, ou não, o condutor no veículo

italdesign seatbelt
Modelo cinto para motos Italdesign (Foto: Italdesign | Divulgação)
Por AutoPapo
01 de junho de 2021 19:30

Depois dos coletes com airbags, o cinto de segurança para motos. As motos seguem evoluindo e buscando cada vez mais segurança para seus condutores. Assim, a marca italiana Italdesign patenteou o dispositivo de segurança para o veículo de duas rodas.

A ideia não é inédita, visto que a Scooter C1 da BMW apresenta um dispositivo semelhante. No entanto, eles operam de maneira diferente. Ainda sem nome divulgado, o sistema não é um simples cinto de segurança.

VEJA TAMBÉM:

A plataforma une o condutor ao veículo em um encosto rígido com formato de concha, onde dois cintos cruzam no ombro e um outro na cintura. No entanto, não pense que o motociclista ficará sempre preso à moto em caso de acidentes – o que, em algumas situações poderia ser fatal.

Como funciona o cinto de segurança para motos

O cinto de segurança da Italdesign funciona em conjunto com um computador de bordo presente no veículo. Com isso, os sensores do dispositivo fazem uma leitura do momento e se adequa a uma resposta em caso de emergência, identificando qual tipo de batida aconteceu.

Assim, o equipamento pode segurar o condutor junto à moto em acidentes menores que ocorrem dentro das cidades, por exemplo. No caso de batidas em velocidades mais elevadas, como nas rodovias, o indivíduo se desprende do veículo.

O cinto de segurança da Italsdesign pode ser viável para motocicletas de turismo ou scooters. Contudo, é difícil imaginar essa inovação em motos esportivas, visto que as ‘amarras’ limitariam os movimentos necessários para pilotá-la.

8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Israel matioli 8 de junho de 2021

Imagina a moto arrastando no asfalto com
O piloto da moto em cima perna e braço vão sofrer muito.
Já vi vários acidentes em que o motoqueiro cai no asfalto e a moto cai pra de baixo de um caminhão ou trem como já presenciei se o motoqueiro estivesse usando cinto morreria com sinto e moto juntos.

Avatar
Raffer Gouveia 8 de junho de 2021

Deveria haver um acento ejetor com inflagem em bolha. A ideia é tirar o piloto da situação e não joga-lo nos escombros permanecer com a moto é pior.

Avatar
Gilmar Galera Montes 8 de junho de 2021

Não vai funcionar. 56 anos que ando de moto e nunca ouvi uma ideia tão bizarra e sem lógica como essa.

Avatar
Sir.Alves 2 de junho de 2021

Moto toda fechada além de mais bonita e obviamente segura, é também mais interessante na chuva, pois tem giroscópio e fica plenamente equilibrada em duas rodas totalmente parada até sem ninguém, muito show, mais a ideia parece que nao pegou… infelizmente.

Avatar
Bruno Emerson 2 de junho de 2021

Isso deve ser mais perigoso do que andar sem cinto nunca usaria

Avatar
Willianinick 2 de junho de 2021

E óbvio que seria , por exemplo: -A pessoa está pilotando sua moto e derepente ele toma uma fechada e cair , ele irá cair junto com a moto

Avatar
VALDIR ALVES DE SOUZA 2 de junho de 2021

Será q cola essa ideia🤔😏

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Motoqueiro usar cinto de segurança, vai ser tão util quando colocar ar-condicionado numa moto… ‘genial’.

Avatar
Deixe um comentário