Ford Bronco Sport dá trabalho para equipe de resgate

O uso de aços de alta resistência protege os ocupantes em caso de acidente mas dificulta o trabalho das tesouras hidráulicas dos bombeiros

ford bronco sport treinamento resgate bombeiros
Foto: (BoronExtrication | Reprodução) (Foto: BoronExtrication | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
01 de junho de 2021 18:06

Fazer uma carroceria com célula de sobrevivência bastante rígida é essencial na segurança de um carro. Enquanto as extremidades da carroceria precisam absorver e dissipar impactos, a região onde ficam os passageiros tem que se manter para proteger os ocupantes. O novo Ford Bronco Sport não é diferente: em sua carroceria são usados materiais de alta resistência como o aço boro para conseguir passar nos testes de impactos.

VEJA TAMBÉM: 

A carroceria rígida e o projeto moderno do Bronco Sport garantiu nota máxima nos testes de impacto da instituição norte-americana IIHS, mas trouxe problemas para as equipes de resgate.

O corpo de bombeiros de Wixon, no estado de Michigan nos EUA, realizou um treinamento de resgate na Universidade Estadual de Bowling Green utilizando um Bronco Sport. O monobloco do SUV deu trabalho para os bombeiros na hora de cortar as colunas A e B.

O corte é feito com tesouras hidráulicas e mesmo depois do corte as colunas mantiveram o formato original, provando a rigidez da estrutura. Depois que as colunas foram cortadas os bombeiros usam um macaco hidráulico para levantar o teto do carro.

O bombeiro Mike Smith, que reportou o procedimento em seu blog BoronExtrication, apontou que a soleira onde a ferramenta foi apoiada se manteve intacta.

A Ford utilizou no Bronco Sport o aço boro em partes importantes da célula de sobrevivência como as soleiras, no túnel central por onde passa o cardã e em parte da lateral dianteira. Outros aços de alta resistência são usados pela carroceria.

5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zanoni Vivekananda 2 de junho de 2021

Não dá pra criar um airbag externo Que saia da frente do veículo ?

Avatar
Sir.Alves 2 de junho de 2021

A volvo já usa algo assim há alguns anos, em caso o veiculo atropele um pedestre…. não sei se seria essa a sua ideia.

Avatar
Regi Sá 1 de junho de 2021

Reclama de tudo!! se o veículo não tiver resistecia reclama, se tiver reclama..

Avatar
José Batista 1 de junho de 2021

Bem isso mesmo, o título poderia ser bem mais positivo, falando que o material eh seguro e tal mas não tem que reclamar.

Avatar
Ernesto Schewe 2 de junho de 2021

Concordo plenamente com vocês

Avatar
Deixe um comentário