Detran divulga nomes com CNH suspensa; Seu nome está na lista? Veja o que fazer

Detran-DF divulgou em junho os nomes dos condutores que tiveram a CNH suspensa; Se o seu é um deles, veja o que pode ser feito

cnh nova carteira habilitacao divulgacao cnh
Motoristas podem ficar até 12 meses sem dirigir (Foto: Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 29/07/2022 às 12h02

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, em junho, uma lista com 200 nomes de motoristas que tiveram o a CNH suspensa pelo prazo de 12 meses. A suspensão foi estabelecida após infrações cometidas no trânsito, mais especificamente em razão de dirigir sob efeito de álcool.

De acordo com o Detran-DF, a suspensão da CNH é aplicada aos infratores depois que todos os mecanismos de defesa no âmbito administrativo são esgotados.

VEJA TAMBÉM:

Como saber se a sua CNH foi suspensa

Se você está em dúvida em relação ao seu direito de continuar dirigindo, consulte sua situação junto ao Detran-DF acessando o Diário Oficial do Distrito Federal. Os condutores autuados poderão apresentar recursos da decisão até o dia 29 de julho.

De acordo com o artigo 3º, a requisição deve ser feita na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), mediante o protocolo do Detran-DF. Os dados a respeito da data de início e encerramento do cumprimento da penalidade passam a ser incluídos no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Os motoristas que não realizarem ou forem reprovados nos cursos de reciclagem, a medida da suspensão segue sendo mantida como restrição no Renach.

Como o motorista tem o direito de dirigir suspenso

Caso em um período de 12 meses o motorista atinja o limite de 20 pontos (com duas ou mais infrações gravíssimas), 30 pontos (com uma infração gravíssima) ou 40 pontos (sem infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada) a carteira pode ser suspensa por um período que varia de 6 meses a um ano.

Se o motorista for reincidente no período de 12 meses, a pena pode subir para 8 meses a 2 anos.

Para a penalidade ter efeito, o motorista precisa ser notificado do início do processo administrativo. Por isso, é importante manter o endereço atualizado no Departamento Estadual de Trânsito, pois caso o documento seja entregue em um endereço equivocado, o motorista não terá ciência do mesmo e não terá a chance de recorrer.

Até 30 dias após a notificação o condutor tem o direito de realizar uma defesa prévia e dois recursos na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). Enquanto o processo estiver em andamento, o motorista pode seguir dirigindo normalmente.

Mas caso ele tenha a CNH suspensa, ele deve entrega a habilitação no Detran e ficar sem dirigir pelo prazo estabelecido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diba 4 de outubro de 2022

Parece que o Legislador Brasileiro tem prazer em FERRAR o CIDADÃO HONESTO. Parece que a ordem do dia é VAMOS TIRAR A CNH desses brasileiros TONTOS, IDIOTAS. Parece que é isso que as autoridades como que estão dizendo (digo parece, veja bem para que depois ninguém queira me processar). A impressão que se nota é essa. Pois só se houve falar: “Tem mais de um milhão de brasileiros que vão ter a CNH suspensa” Que prazer é esse em dar essa notícia. Nós temos culpa de o MUNDO ESTAR FICANDO CAÓTICO. O CAOS ESTÁ INSTALADO NAS GRANDES CAPITAIS. Não foi o motorista que inventou GRANDES CENTROS URBANOS. Quem é o culpado ? Quem é que está administrando as cidades ? sou eu, é o motorista ? Oras vamos ser mais humano, compreender que o cidadão quer trabalhar, dirigir, se locomover. Tem se falado muito na TV Globo sobre a CONSTITUIÇÃO DO BRASIL E OS DIREITOS ADQUIRIDOS. ONDE ESTÁ O MEU DIREITO DE DIRIGIR ASSEGURADO. QUEM INVENTOU QUE TENDO ALGUMAS MULTAS DE TRANSITO PERCO MINHA HABILITAÇÃO. ISSO É USURPAR O DIREITO DO CIDADÃO HONESTO DESCENTE TRABALHADOR DEFENSOR DO SUSTENTO DE SUA FAMILIA. CASO O ESTADO CONTINUE CERCEANDO NOSSOS DIREITOS HAVERÁ UMA VENEZUELA AQUI TAMBÉM. HAVERÁ UMA SÍRIA AQUI TAMBÉM. HAVERÁ UMA RUSSIA E UMA UCRÃNIA AQUI TAMBÉM. NÃO ACHEM QUE AQUI É O PARAÍSO. AQUI TAMBÉM VAI EXPLODIR ALGUMA COISA. O BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS AS AUTORIDADES SENTADAS NAS NOSSAS COSTAS E CADA VEZ MAIS NOS CHICOTEANDO. ESPEREM …CONTINUEM E VÃO VER O QUE VAI ACONTECER NESSE PAÍS.

Avatar
Paulo 5 de março de 2023

O que me preocupa; eles Generalizam e exageram nas punições

Avatar
Deixe um comentário