Exame de direção: projeto autoriza acompanhante dentro do veículo

Objetivo é proteger o candidato à CNH de possíveis cobranças de propinas e outras irregularidades por parte dos avaliadores

exame de direcao na bahia brasil candidato a motorista fazendo baliza enquanto policial avalia e o aprova ou nao para tirar a cnh
uma força-tarefa instaurou um inquérito para investigar um esquema de venda de carteiras de motorista em Minas Gerais (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
29 de julho de 2022 11:02
Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 1521/22 assegura ao candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o direito de ser acompanhado no exame de direção veicular por pessoa de sua preferência, a qual poderá registrar todo o teste em áudio e vídeo. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.

A autora do projeto, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), explica que a medida pretende proteger o indivíduo avaliado de esquemas montados por servidores do Detran e autoescolas. Segundo ela, o negócio consiste em apostar na reprovação do candidato para, em seguida, cobrar dele propina em troca da CNH.

VEJA TAMBÉM:

“Com a aprovação do projeto, o indivíduo avaliado terá mais segurança durante o seu exame de direção, visto que um terceiro poderá acompanhar e fiscalizar, evitando assim que haja coação para pagamento de propinas”, completou.

Segundo a parlamentar, uma força-tarefa, formada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Minas Gerais, instaurou inquérito para investigar um esquema de venda de carteiras de motorista no estado. De acordo com Adriana Ventura, notícias veiculadas na internet dão conta de que as carteiras de habilitação estavam sendo comercializadas em troca de uma propina de R$ 1 mil.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sylvanna 6 de agosto de 2022

Bom eu rodei por mínima coisa afinal minha estrutura disse que eia bem mas sempre com palavras negativa vc vai roda no seu exame eu auto confiante…e rodeio…tenho que pagar o que eu não tenho pra não poder…nem praticar antes de pegar no volante de novo …afinal não e fazendo aula prática dentro do pátio que se aprende e com o dia dia …mas a gente nem pode treina em um pátio sem ter que pagar e nem recebe mas ajuda do estrutor …vive comendo dinheiro de quem não tem muitas gentes ele reprovam e outras passam fazendo também errado pois meus olhos veio… é muita discriminação….. injusto…muita laia por trás disso …eu sei que devia mudar pra ajudar o povo e não pra gerar com eles ..se todo devia ter mas duas chance fiquei até doente..tou pra baixo…e não ganhei apoio de ninguém na hora mas sim só falaram vai pagar e volta aqui como se eu fosse banco ganhei de presente essa CNH…2021…e ainda não terminei por falta de capacitado para me extrair pois nem minha estrutura não sabia pilotar uma moto mau saia do lugar…sofri 4acidente antes de aprender dirigir ..no trânsito mesmo …isso não tem nada haver com auto escola eu tava com meu esposo ele tem CNH..eu só era o carona …aí simples não querem saber nosso trama mas sim do dinheiro…tou triste pois meu sonho era terminar essa abilitacao e até agora sem condições de pagar pra fazer outra prova sem pegar num volantes mas de meses mês explica como e que eu vou passar novamente?…isso que o Detran devia corrigir…e não impor algo que eles mesmo estão projidicando as pessoas..tem uma aluna que reprovou 10vezes como ela tá pagando tudo isso moto e carro olha como eles come da pessoa…isso devia ser proibido

Avatar
Andrea 5 de agosto de 2022

Eu acho melhor estalar camera na hora do exame no carro

Avatar
Marli 2 de agosto de 2022

Eu não vejo necessidade nesse ponto de vista em ter acompanhante,teriam que avaliar os procedimentos mais fáceis de termos uma condições financeiras e mais fáceis nas provar práticas para que todo possamos nos habilitar buscarmos nosso objetivos.sem tanto gastos e termos condições de termos sem abalar os nossos psicológico

Avatar
Gilberto Ribeiro 1 de agosto de 2022

Em que realidade vive a autora do projeto ? Os “quebras” já tem até tabela ( exame pratico $R 1.200,00) e são oferecidos no momento da matricula, colocar alguém dentro veiculo não muda absolutamente nada, vai ser a palavra do examinador contra as dos passageiros.
aff.

Avatar
Sandro 31 de julho de 2022

Tinha era que acabar essas provas teórica e só prova prática

Isso é só pra comer dinheiro….

Tô mais leve ….

Avatar
Marialva França 5 de agosto de 2022

Para se habilitar nessetita da teoria tbm. Nada adianta a prática sem conhecimento da regras de trânsito. Quem conhece já se envolve em acidente. E quem desconhece?. Na verdade o que tem que ser feito é uma avaliação mais justa. O próprio instrutor do aluno justamente com o examinador de trânsito que deveriam discutir o resultado final. Porque são vários os fatores que levam o aluno a reprovação. A pressão psicológica é o principal.Enquanto se exige demais aqui em Minas Gerais tem o estado da Bahia que entrega a habilitação facilitada sem o aluno sequer fazer nada e ninguém faz nada.

Avatar
Igor 5 de agosto de 2022

Falou tudo, e bem isso que VC falou mesmo, mas sempre estamos sujeitos a pessoas de má fé que por sua vez não pode ver uma brecha que quer burla o sistema a lei que em si e muito fraca para os que tem uma condição, pq os que não tem “berra” mesmo. Por mais que lutamos para melhorar acho que nunca chegará 100% para todos os cidadãos.

Avatar
Adriana 31 de julho de 2022

O certo mesmo seria os instrutores da auto escola fazer essas avaliações. Justo.

Avatar
Eron Bitencourt 31 de julho de 2022

De acordo os instrutores passam todo tempo do aprendizado com os alunos e eles têm melhor condição de dizer se o aluno está apto ou não.

Avatar
Reinaldo Silva 30 de julho de 2022

Na minha opinião o aluno que faz ser aprovado ou reprovado nas maiorias das provas práticas são nervosismodo ansiedade eu por exemplo tomei seis pau porque não conseguia concluir a prova certa. no dia que conclui certinha sem errar passei graças a Deus hoje sou habilitado.

Avatar
MARCELO FERNANDES DA SILVA 30 de julho de 2022

Deveriam é acabar com as auto escolas
Ja q não vão acabar,o próprio instrutor que dá as aulas durante todo o curso tem experiência e qualificação para aprovar ou reprovar o aluno.sem necessidade do do instrutor do Detran

Avatar
miguel. Afonso.leonarde 30 de julho de 2022

Bom dia todo Projeto é Bem vindo na minha opinião para não criar vínculo com examinador deveria cada exame final que. For fazer sempre examinador novos fazer. Rodízio para não fazer Amizade e o. Detran fazer fiscalização nas Auto. Escola sempre com carro. Desmaterialização sem informação para pegar em flagrante eu vejo Auto escola com vários carros para dar aulas só para fazer cadastro das Aulas será que esta pagando os impostos correto precisa fiscalizar esta é minha opinião

Avatar
ADRIANO SANTANA 30 de julho de 2022

JÁ FALEI, ACABA COM A PROVA QUE ACABA O ESQUEMA. SIMPLES ASSIM. QUEM FORMA, PODE AVALIAR SIM. QUEM NÃO FORMA, NÃO TEM COMO AVALIAR AS QUALIFICAÇÕES DO ALUNO, APENAS A DESGRAÇA DELE NA HORA DA PROVA.

Avatar
Anônimus 29 de julho de 2022

Não pode fazer nada de erro leve que eles já reprova, já ouvi muitos falando que passou na prova que vez tudo certo e mesmo assim foi reprovado poderia ter filmagem nas ruas das provas toda do percurso sendo assim uma defesa do candidato.
Tem auto auto escolas que cobram do candidato quase 400 reais só para remarca a prova do Detran e muito mais. Vamos ter mais Ética na profissão de avaliador como outros.

Avatar
SERGIO NERI 29 de julho de 2022

Até que enfim, parece que teremos uma medida para coibir o ROUBO desses pilantras avaliadores dos Detrans, espero que sejam tomadas muitas outras medidas, inclusive que a receita federal averiguem o IR desses servidores

Avatar
Adilson Pereira 29 de julho de 2022

Não vejo nem um objetivo nessa ideia
Não concordo com o sistema de avaliação muito rigido ,pedir controle de embreagem em aclive acentuado e declives acentuado acho um absurdo isso ,tenho todo respeito pelo órgão de trânsito mas acho uma falta de respeito c o candidato ,porque vinte aula não é suficiente para treinar um aluno de cfc 100% precisa sim de um pouquinho de flexibilização e ter mais consciência .sou instrutor de trânsito .

Avatar
miguel. Afonso.leonarde 30 de julho de 2022

Bom dia aa auto escola não uniao

Avatar
Tate Silva 4 de agosto de 2022

10.800,00 valor gasto em auto escolas. Na região todas quartelizadas. Quanto mais aulas mais reprovações.Isso tem que acabar

Avatar
Deixe um comentário