Conheça a picape Santana que a VW nunca lançou – ela usava ‘peças de Hilux’

Um protótipo foi construído e antecipava as linhas da segunda geração do Santana, lançada no começo dos anos 1990 - ela também seria vendida pela Ford

prototipo picape vw santana
Caminhonete usava componentes da VW Taos - uma Hilux com logo VW (Foto: Reprodução | Intagram | @veigaluizalberto)
Por AutoPapo
Publicado em 22/07/2022 às 11h33

O ex-chefe de design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, continua abrindo seus arquivos em sua conta no Instagram. Depois de divulgar o que seria uma reestilização da Kombi e variantes do Gol bolinha, nesta sexta-feira (22), ele revelou um estudo do que seria uma picape derivada do sedã médio Santana. Confira:

De acordo com Veiga, a picape Santana foi idealizada nos anos 80, mas já antecipava linhas que seriam aplicadas ao sedã em sua segunda geração, lançada em 1991. O designer justifica que o modelo nunca saiu do papel pois o “projeto não atingiu um retorno financeiro necessário”.

VEJA TAMBÉM:

O desenho apresentado é de uma versão com linhas bem limpas e rodas de liga leve que conferem um visual esportivo à caminhonete VW que nunca chegou ao mercado. Já o o protótipo, que parece pronto para ser exibido em salão do automóvel, tem adesivos nas laterais, estribos e barras protetoras nos faróis e fazendo a função de para-choque traseiro.

Peças de VW Taro (ou seja, Hilux)

Nos comentários, Guilherme Sabino afirma que fizeram vários testes com este protótipo. Segundo ele, a a caçamba da picape Santana, e vários componentes da parte traseira, vieram da caminhonete VW Taro. Ainda segundo Sabino, como se tratava de um projeto sob a batuta da Autolatina – união da VW e da Ford que operou no Brasil – o modelo teria a identidade das duas marcas visava, principalmente, substituir a Ford Pampa com o fim da família Del Rey.

volkswagen taro 4wd cabina estendida
A VW Taro era praticamente uma Toyota Hilux vendida com emblema da marca alemã (Foto: Volkswagem | Divulgação)

Picape Santana seria 1ª picape média do Brasil

Curiosamente, a Volkswagen poderia antecipar um segmento que até então não existia no Brasil, o das picapes médias. Na época, já existiam as caminhonetes derivadas de carros compactos, como a própria VW Saveiro, ou as grandes como a Ford F-1000 e a Chevrolet D-20.

A marca alemã só lançou um modelo dessa categoria no mercado brasileiro mais de duas décadas depois: a Amarok foi lançada em 2010 – obviamente com um porte muito maior do que seria a picape Santana.

A VW ainda estuda lançar a Tarok no mercado brasileiro, caminhonete que se encaixaria no segmento chamado de picapes compactas-médias, onde brigaria com VW Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e, em breve, a nova Chevrolet Montana.

Já que o assunto é VW, você conhece o xodó do Boris Feldman?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marco aurelio cunha 19 de junho de 2024

vw toro errou nome de fabricantes,mas nome certo é fiat toro

Avatar
Deixe um comentário