Para criar som de carro elétrico, BMW chama ganhador do Oscar

Montadora alemã está contando com a colaboração do compositor Hans Zimmer para desenvolver esse aspecto sensorial do carro elétrico

bmw i4
BMW i4 é um dos modelos que terá som de motor sintetizado (Foto: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
11 de maio de 2021 18:30

Um das grandes queixas dos entusiastas quanto aos carros elétricos é a perda da experiência sensorial que um motor a combustão proporciona. Estamos falando dos cheiros, vibração e, principalmente, do som do motor.

A BMW é uma das montadoras que está buscando alternativas, como por exemplo, reproduzir sons de forma sintética e com, digamos, um caráter próprio. Para isso, ela está contando com a colaboração do compositor Hans Zimmer. Para quem não o conhece de nome, ele é o autor de trilhas sonoras de filmes como A Origem, Piraras do Caribe e O Rei Leão – com a qual ganhou o Oscar.

Zimmer está trabalhando com o Diretor Criativo de Som do BMW Group, Renzo Vitale, na criação do som dos novos  BMW i4 e BMW iX. Ambos já haviam desenvolvido juntos o som de condução para o BMW Vision M NEXT 2019 e para o BMW Concept i4 2020.

Por meio do BMW IconicSounds Electric, que apresenta opções de sons para modelos BMW elétricos e híbridos, é possível receber feedback acústico a cada movimento do acelerador. Com modos de condução selecionáveis, o som acompanha as preferências de condução do motorista.

O som emitido pelo carro varia de acordo com o modo de condução escolhido: no Sport é mais encorpado. Os processos do sistema de acionamento são registrados em milissegundos da ação de aceleração, das alterações de carga ou de recuperação, com um acompanhamento acústico adequado. Somente quando o veículo está se deslocando no modo Eco pro, o feedback acústico – como a BMW chama o som – é reduzido a zero.

Quer ouvir o som dos carros elétricos da BMW? Confira o vídeo a partir de 1min35s

Curtiu?

Só para te dar a chance de pensar, que tal ouvir um clássico do BMW, um M3 (da geração E30) em ação.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 3 de novembro de 2021

Vindo da BMW… Vai ser algo de causar sensação inesquecivel… Se este som puder ser ouvido por quem estiver fora do veiculo vai evitar acidentes com pedestres pelo silencio dos eletricos… E claro, sempre vai haver quem seja do contra… criancas do todyinho e youtubekids e seus mimimis vao dizer que eh coisa de dinossauro… Sabem de nada, inocentes… Soh quem ja prestigiou o pedal do acelerador de um verdadeiro bolido esportivo sabe o prazer e sensacao auditiva de um belo ronco. Claro que infelizmente o prazer de conducao esportiva sera privado de sensacao auditiva ocasionada pela tracao eletrica. Abracos.

Avatar
Tiburtino Lacerda 21 de setembro de 2021

Ronco de motor, hoje em dia, é coisa de dinossauro, de gente que não se adaptou aos novos tempos.Daqui a pouco, vai querer que carro elétrico emita fumaça também.

Avatar
Nanael Soubaim 12 de maio de 2021

Não poderiam simplesmente ter gravado o som de seus próprios motores e adaptado para os modelos eléctricos?

Avatar
Deixe um comentário