Dirigir de forma imprudente pode ser traço familiar, revela estudo

Estudo apontou que a direção imprudente pode ser adotada de forma inconsciente, a partir da atitude das pessoas com quem você foi criado

agente transito aplicando multa infracao motorista carro automovel direção imprudente
Os próprios entrevistados reconheceram que adquiriram alguns hábitos dos pais (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 18/05/2023 às 14h02

Você dirige mal, ou frequentemente tem uma direção imprudente trânsito? Então pode colocar parcela da culpa nos seus familiares. Ao menos é isso o que revela uma pesquisa da Scrap Car Comparison.

De acordo com o estudo, se os seus pais têm uma direção imprudente e infringiram alguma lei de trânsito, é bem provável que você também cometerá um erro parecido.

VEJA TAMBÉM:

Os resultados da pesquisa foram obtidos depois de entrevistar cerca de mil motoristas – 500 que nunca foram autuados, enquanto os outros 500 já receberam alguma multa. Foi mostrado que o condutor com mau comportamento, como excesso de velocidade ou acúmulo de pontos na carteira, seguiram a mesma tendência dos pais. Cerca de 66% das imprudências no trânsito foram criados por pessoas que também infringiram a lei.

Motoristas que foram criados por alguém que infringiu a lei de trânsito, geralmente, tem ao menos um ponto na carteira. Cerca de 12% desses condutores, que cresceram com pais com direção imprudente, tiveram quatro ou mais pontos na carteira. Em contrapartida, os que cresceram com adultos mais responsáveis tendem a não ter nenhum ponto na CNH, apenas 3% tinha algum ponto no documento.

Aproximadamente 45% dos entrevistados criados por motoristas ruins foram parados pela polícia nos últimos 10 anos. Os próprios entrevistados admitiram que os hábitos negativos.

A tabela mostra a porcentagem de hábitos que foram adquiridos dos familiares:

Hábito negativo % aprendida com os pais
Excesso de velocidade 55%
Comportamento violento 49%
Noção de espaço (dirigir na faixa, por exemplo) 24%
Estacionar mal 21%
Direção perigosa 17%
Dirigir com cuidado excessivo (muito abaixo do limite permitido 10%
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose 18 de maio de 2023

Eu reconheço. As vezes corro. Meu pai corria. Muito. Mas afirmo com orgulho. Meus filhos são de maior idade e nunca me viram avançar um sinal, nem amarelo. Se esse lance de exemplo for real ele vão ficar bem

Avatar
Deixe um comentário