Emissão de CRV (recibo de compra e venda) muda em Pernambuco

Até que uma versão digital do documento seja criada e incorporada ao app Carteira Digital de Trânsito, impressão deve ser solicitada ao Detran

chave de carro sobre crv certificado de registro de veículo
Documento Único de Transferência (DUT) não será emitido automaticamente (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
18 de dezembro de 2020 15:08

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran PE) divulgou nesta sexta-feira, 18, que alterou o processo de emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV). A justificativa do órgão é a suspensão do contrato com a Seguradora Líder, gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT), que também imprimia o documento em papel moeda.

LEIA MAIS

Em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Detran desenvolveu uma nova logística para emissão do recibo de compra e venda veículos. Isso para que não haja a descontinuidade nas transações comerciais envolvendo automóveis.

Como fica a emissão do CRV em Pernambuco?

Por tempo indeterminado, o CRV não será entregue. Os proprietários de veículos que forem realizar serviços que envolvem o recibo, ou Documento Único de Transferência (DUT), como também é conhecido, deverão solicitar a emissão do mesmo – no Detran – por meio de requerimento.

O CRV é necessário para os processos de:

  • Transferência de Propriedade;
  • Baixa de Gravame;
  • Alteração ou Transformação de características do veículo; e
  • Mudança de estado ou município.

O requerimento funcionará em conjunto com um Termo de Justificativa, em que o consumidor deverá comprovar que o documento será usado de maneira imediata.

Até que seja lançado o CRV Eletrônico (dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito), o Detran PE disponibilizará o número do código de segurança do CRV no campo “observação” do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), caso ele seja impresso pelo órgão.

Passo a passo para Emissão de CRV em Fila de Espera no Detran PE

No site do Departamento de Trânsito,

  • Vá até a seção “Agendamentos e Serviços online” e clique no botão “CRV (recibo/DUT)”;
  • Na tela seguinte, selecione a opção “Emissão de CRV em fila de espera”;
  • Depois, aperte o botão “Continuar” para realizar o agendamento e ter acesso ao Termo de Justificativa.

Entenda a suspensão do contrato com a Seguradora Líder

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marlon 18 de dezembro de 2020

Pra ter o CRV tenho que preencher o TERMO DE JUSTIFICATIVA. Agora suponha pra mim vender tenho que preencher no termo meu nome e cpf e também colocar nome e cpf do comprador. Agora imagine, eu faço esse procedimento e o comprador desiste como fica o CRV??? Vou ter que tirar uma segunda VIA???? Alguém sabe explicar essa sacanagem aí?

Avatar
Marcos 21 de dezembro de 2020

Esse governo vagabundo do Pernambuco é uma piada

Avatar
Deixe um comentário