Emissão de CRV (recibo de compra e venda) muda em Pernambuco

Até que uma versão digital do documento seja criada e incorporada ao app Carteira Digital de Trânsito, impressão deve ser solicitada ao Detran

Por AutoPapo 18/12/20 às 15h08
chave de carro sobre crv certificado de registro de veículo
Documento Único de Transferência (DUT) não será emitido automaticamente (Foto: AutoPapo)

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran PE) divulgou nesta sexta-feira, 18, que alterou o processo de emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV). A justificativa do órgão é a suspensão do contrato com a Seguradora Líder, gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT), que também imprimia o documento em papel moeda.

LEIA MAIS

Em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Detran desenvolveu uma nova logística para emissão do recibo de compra e venda veículos. Isso para que não haja a descontinuidade nas transações comerciais envolvendo automóveis.

Como fica a emissão do CRV em Pernambuco?

Por tempo indeterminado, o CRV não será entregue. Os proprietários de veículos que forem realizar serviços que envolvem o recibo, ou Documento Único de Transferência (DUT), como também é conhecido, deverão solicitar a emissão do mesmo – no Detran – por meio de requerimento.

O CRV é necessário para os processos de:

  • Transferência de Propriedade;
  • Baixa de Gravame;
  • Alteração ou Transformação de características do veículo; e
  • Mudança de estado ou município.

O requerimento funcionará em conjunto com um Termo de Justificativa, em que o consumidor deverá comprovar que o documento será usado de maneira imediata.

Até que seja lançado o CRV Eletrônico (dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito), o Detran PE disponibilizará o número do código de segurança do CRV no campo “observação” do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), caso ele seja impresso pelo órgão.

Passo a passo para Emissão de CRV em Fila de Espera no Detran PE

No site do Departamento de Trânsito,

  • Vá até a seção “Agendamentos e Serviços online” e clique no botão “CRV (recibo/DUT)”;
  • Na tela seguinte, selecione a opção “Emissão de CRV em fila de espera”;
  • Depois, aperte o botão “Continuar” para realizar o agendamento e ter acesso ao Termo de Justificativa.

Entenda a suspensão do contrato com a Seguradora Líder

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marlon 18 de dezembro de 2020

Pra ter o CRV tenho que preencher o TERMO DE JUSTIFICATIVA. Agora suponha pra mim vender tenho que preencher no termo meu nome e cpf e também colocar nome e cpf do comprador. Agora imagine, eu faço esse procedimento e o comprador desiste como fica o CRV??? Vou ter que tirar uma segunda VIA???? Alguém sabe explicar essa sacanagem aí?

Avatar
Marcos 21 de dezembro de 2020

Esse governo vagabundo do Pernambuco é uma piada

Avatar
Deixe um comentário