Estudo revela: motoristas não sabem como funciona o controle de cruzeiro adaptativo

Alguns condutores não recebem instrução de uso do Controle de Cruzeiro Adaptativo e aprendem a usá-lo na marra, o que pode ser perigoso

Nos carros com painel digital, a função ACC é projetada na tela
Nos carros com painel digital, a função ACC é projetada na tela (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 08/04/2022 às 14h35

A Assossiação Automobilística Americana revelou um estudo que mostra motoristas recém apresentados ao Controle de Cruzeiro Adaptativo utilizam o dispositivo sem mesmo entender como ele funciona.

Segundo o grupo, pessoas que possuem o Controle de Cruzeiro Adaptativo não há ninguém que ensine a esses condutores a forma correta de usar a tecnologia. E ainda assim, os usuários têm mais confiança superestimada no sistema. Isso reforça também os dados do recente estudo realizado pela CCC Intelligent Solutions, que mostra que os motoristas estão cada vez mais desatentos no trânsito graças aos sistemas de assistência na condução.

VEJA TAMBÉM:

Alguns condutores acreditavam que o sistema reagiria ou pararia automaticamente ao encontrar um objeto na via, como cones ou outros obstáculos. Outros crêem que o sistema forneceria entradas de direção que poderiam mantê-los em sua faixa quando, na verdade, o dispositivo não tem essa função. Além disso, Outros julgavam seguro usar o sistema em todas as condições climáticas, o que não é recomendado.

Embora alguns motoristas tenham aprendam a usar o sistema de Controle de Cruzeiro Adaptativo “na marra”, sua compreensão em relação a tecnologia ainda não é a mesma de uma pessoa que recebeu instruções sobre o seu uso.

“Esta pesquisa sugere que a tecnologia veicular de hoje requer mais do que aprender em tempo real para dominá-la.” Afirma Gene LaDoucer, diretor regional de relações públicas da AAA. “Os proprietários de carros novos devem receber treinamento seguro, eficaz e agradável antes de colocá-lo em uso na estrada.”

O Boris já alertou aqui no AutoPapo sobre alguns cuidados que devem ser tomados ao acionar o Controle de Cruzeiro adaptativo. Veja o vídeo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 7 de setembro de 2022

O povo não sabe usar muita coisa como por exemplo também: 1- O farol ajustável verticalmente, que o eleva ou baixa , para quando a traseira do veiculo estar muito mais baixa que a frente(bagagens por exemplo) e fique ofuscando que vem em sentido contrário, 2 – Luz traseira de neblina acessa direto inclusive ao sol de meio dia e noites limpas incomodando quem vem atrás, entre outros… tem gente que nem sabe onde fica a porta usb mesmo depois de anos… kkk

Avatar
Gustavo Simões 11 de abril de 2022

Claro que na entrega do veículo deve ser feito uma BREVE explicação porém o manual do proprietário é essencial. Mas ninguém lê…

Avatar
Nós três pelo mundo 9 de abril de 2022

Cada vez mais estamos com carros tecnológicos e sem instruções na hora de retirá-los quando compramos. Isso eu pior no caso na compra de carros usados.

Avatar
Deixe um comentário