Carro explode no Rio, durante abastecimento com GNV

Explosão de carro durante abastecimento, no Rio de Janeiro, reacende o debate sobre os cuidados na hora de instala kits GNV no automóvel

peugeot explode ao abastecer com gnv tomaz silva abr
Peugeot 307 ficou completamente destruído com a explosão durante o abastecimento do cilindro de GNV (Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil)
Por AutoPapo
26 de julho de 2022 18:03
Com Agência Brasil

Um carro explodiu na manhã desta terça-feira (26) enquanto estava sendo abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) em um posto de combustíveis na zona norte do Rio de Janeiro. Um homem ferido no episódio encontra-se em estado grave. Uma mulher também foi atingida.

VEJA TAMBÉM:

Câmeras de segurança registraram o momento da explosão. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Salgado Filho e está em estado grave.

Já a mulher foi atendida pelo Hospital Municipal Souza Aguiar e seu quadro é estável. Nas imagens, após a explosão, ela sai caminhando com as mãos no rosto em meio aos destroços.

O carro ficou completamente destruído. A estrutura do posto também foi impactada, mas nenhum frentista foi atingido. Fiscais da prefeitura se deslocaram para o local para organizar o trânsito.

Segundo a Polícia Civil, um procedimento investigativo foi aberto. Peritos estiveram no local e testemunhas estão sendo ouvidas. As imagens gravadas pela câmera de segurança também são analisadas. Entre outras coisas, será investigado qual era o estado de conservação do cilindro de gás do veículo.

Procurada pela Agência Brasil, a concessionária Naturgy informou que é responsável apenas pelo fornecimento do GNV. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi contatado e afirmou que a licença do posto de combustíveis é concedida pela prefeitura.

Instalação do kit GNV

O Gás Veicular Natural (GNV) se tornou uma alternativa para reduzir o custo do quilômetro rodado. No entanto, ultimamente o preço do metro cúbico do gás tem encarecido bastante. Mas ainda sim é uma opção a mais para quem quer driblar a inflação dos combustíveis.

Qualquer automóvel (com motor a combustão) pode receber um kit GNV. No entanto, a conversão deve ser feita por empresas cadastradas no Inmetro.

Após a instalação do kit, o proprietário deverá levar seu carro para inspeção em uma instituição técnica licenciada (ITL), para validar a segurança do equipamento instalado.

Em seguida, será preciso solicitar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e informar ao Detran a alteração feita no automóvel para que possa constar no novo CRV do veículo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 26 de julho de 2022

Quem quiser colocar (e se arriscar) é por conta e risco. Eu quero mais é distância desse tal de GNV. É mais econômico para rodar? Sim, É mais barato para o bolso? Nem tanto se levar em conta os prós e contras e os riscos…

Avatar
Deixe um comentário