Novo documento de identidade vai funcionar como CNH?

Passou a ser emitida nesta terça-feira (26) a nova cédula de identidade no RS, que adiciona novos dados, inclusive CNH, mas não substitui a carteira

nova carteira de identidade rg cnh chip qr code
Nova cédula de identidade oferece campo de leitura de máquina e já começou a ser emitida no Rio Grande do Sul (Foto: Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul | Divulgação)
Por Bernardo Castro
26 de julho de 2022 16:03

A nova cédula de identidade, ou RG, começou a ser emitida nesta terça-feira (26) no Rio Grande do Sul e, em breve, estados como Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná receberão o novo formato do documento.

A nova identidade possui como números identificadores o CPF – seguindo os padrões internacionais, contendo o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes – e o número da Carteira Nacional de Habilitação.

Então isso quer dizer que não será preciso andar com a CNH quando for dirigir? Não!

Um não é capaz de substituir o outro porque são documentos diferentes e com legislações distintas. Além disso, o novo RG não contém todas as informações presentes na Carteira Nacional de Habilitação.

A CNH, além da numeração, possui outras informações que identificam o condutor e que precisam ser verificadas nas fiscalizações do órgão de trânsito.

Por isso, o condutor é obrigado a dirigir portanto a CNH física ou digital – que pode ser acessada através do app Carteira Digital de Trânsito, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS.

Diferenças novo RG para CNH

O novo formato da Carteira Nacional de Habilitação entrou em vigor no dia 1º de junho. Uma das novidades da habilitação em 2022 é a tradução em três idiomas — português, inglês e espanhol — que facilita o uso do documento em viagens internacionais, por exemplo, e aproxima o Brasil dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena.

nova cnh com fundo de madeira
Nova CNH tem informações em inglês e também espanhol (Foto: Internet)

Ainda nos padrões internacionais, a nova CNH conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes.

Além disso, a CNH tem um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro para anotação de possíveis restrições médicas.

Perto dos dados do condutor terá uma letra “P” para quem tiver a permissão para dirigir ou “D” para quem tiver a carteira definitiva. No outro lado da nova CNH terá um quadro com as diferentes categorias de habilitação, para indicar para quais o portador possui licença.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cadillata 27 de julho de 2022

Coisa de Brasil, poxa.
Se não substitui, não há razão para constar.
Ou vale, ou não vale, oras.

Avatar
Deixe um comentário