Fábrica da Ford em Camaçari é disputada por montadoras chinesas

Grupo Caoa está analisando a vinda das fabricantes Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC para o Brasil

Por AutoPapo 13/01/21 às 18h09
ecosport sendo produzido na fabrica da ford em camacari na bahia
Planta da Ford em Camaçari era responsável pela produção de Ka e EcoSport (Foto: Shutterstock)

A despedida da Ford tem agitado o mercado automobilístico brasileiro. Além dos impactos econômicos, da preocupação com os proprietários de modelos da marca e das possíveis oportunidades criadas aos concorrentes, fica a questão da fábrica em Camaçari, na Bahia.

De acordo com o CNN Brasil Business, a planta está sendo disputada por quatro montadoras chinesas: Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC.

LEIA MAIS

O Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que hoje é responsável pela Caoa Chery, estaria interessado em trazer uma das companhias para o país.

A fábrica da Ford em Camaçari tem uma grande vantagem em comparação com a de São Bernardo do Campo (SP): é mais nova e já está totalmente modelada para produzir carros de passeio. Lá eram feitos os modelos Ka e EcoSport.

Na planta paulista, que era voltada para caminhões, havia apenas adaptações para montar o Fiesta.

Procurada para comentar o interesse das chinesas, a Ford afirmou à CNN que facilitará “alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”.

O Grupo Caoa, por sua vez, afirmou que não vai comentar o assunto.

4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Helder de assis weber de São José 15 de março de 2021

Ainda vai tarde some daqui e nunca mais volta eu nunca compraria um carro forde adeus

Avatar
Gilmar nunes 19 de fevereiro de 2021

Fiquei muito triste com a saída da Ford do Brasil eu estava fazendo planos de comprar um Ford Ka automático!
Espero que as fábricas reabram logo não demorem muito
esses carros são muito bons e potentes

Avatar
Airplane 13 de janeiro de 2021

Deveriam consultar / ofertar para a Mahindra pois ela fabricará, na Índia, os sucessores do Ka (Figo), Ka sedan (Aspire) e Ecosport.

Avatar
Marcello 14 de janeiro de 2021

A Ford já anunciou sua retirada da joint-ventura que estava fazendo com a Mahindra. Além disso, é muito provável que a Mahindra não teria interesse, visto que está se reestruturando e cortando gastos, como com a venda da SsangYong. E ao vir para o Brasil, iria contra o que está fazendo atualmente.

Avatar
Deixe um comentário