Fábrica da Ford em Camaçari é disputada por montadoras chinesas

Grupo Caoa está analisando a vinda das fabricantes Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC para o Brasil

Por AutoPapo 13/01/21 às 18h09
ecosport sendo produzido na fabrica da ford em camacari na bahia
Planta da Ford em Camaçari era responsável pela produção de Ka e EcoSport (Foto: Shutterstock)

A despedida da Ford tem agitado o mercado automobilístico brasileiro. Além dos impactos econômicos, da preocupação com os proprietários de modelos da marca e das possíveis oportunidades criadas aos concorrentes, fica a questão da fábrica em Camaçari, na Bahia.

De acordo com o CNN Brasil Business, a planta está sendo disputada por quatro montadoras chinesas: Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC.

LEIA MAIS

O Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que hoje é responsável pela Caoa Chery, estaria interessado em trazer uma das companhias para o país.

A fábrica da Ford em Camaçari tem uma grande vantagem em comparação com a de São Bernardo do Campo (SP): é mais nova e já está totalmente modelada para produzir carros de passeio. Lá eram feitos os modelos Ka e EcoSport.

Na planta paulista, que era voltada para caminhões, havia apenas adaptações para montar o Fiesta.

Procurada para comentar o interesse das chinesas, a Ford afirmou à CNN que facilitará “alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”.

O Grupo Caoa, por sua vez, afirmou que não vai comentar o assunto.

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 13 de janeiro de 2021

Deveriam consultar / ofertar para a Mahindra pois ela fabricará, na Índia, os sucessores do Ka (Figo), Ka sedan (Aspire) e Ecosport.

Avatar
Marcello 14 de janeiro de 2021

A Ford já anunciou sua retirada da joint-ventura que estava fazendo com a Mahindra. Além disso, é muito provável que a Mahindra não teria interesse, visto que está se reestruturando e cortando gastos, como com a venda da SsangYong. E ao vir para o Brasil, iria contra o que está fazendo atualmente.

Avatar
Deixe um comentário