Ford se livra da fábrica em Camaçari (BA) e deixa tudo para os chineses

O local que já tinha sido decretado para a BYD passa oficialmente a ser d Governo do Estado da Bahia, que trabalharão em conjunto

fabrica ford camacari compra byd 2
A antiga fábrica da ford vai produzir modelos BYD (Foto: Ford | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 08/12/2023 às 11h02

A Ford anunciou na última terça-feira (5) que suas antigas instalações em Camaçari, na Bahia, agora pertencem oficialmente ao Governo do Estado local. A medida consistiu  na reversão da propriedade da fábrica.

A Ford informa que nesta terça-feira, 5 de dezembro, a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari, na Bahia, foi finalizada com êxito, o que significa que a partir de agora o imóvel pertence totalmente ao Governo do Estado da Bahia. A Ford enaltece a parceria com o Estado nesse processo, que foi conduzido com o objetivo de viabilizar o crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, apontou em comunicado oficial.

VEJA TAMBÉM:

Quem se deu bem com isso foi a chinesa BYD, que desde o meio do ano de 2023 já estava em acordo com o Governo do Estado da Bahia, para começar a produção de seus modelos nestas mesmas instalações.

Após meses de negociação, a antiga fábrica da Ford, em Camaçari, passou a ser o novo lar da montadora chinesa BYD. Tudo isso foi acordado no dia 28 de junho de 2023, quando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu com o presidente Lula (PT) e com a vice-presidente global da BYD, Stella Li, em Brasília.

Agora os antigos Ford Fiesta e EcoSport, que eram feitos no local, dão espaço a novidades híbridas e elétricas do mercado de automóveis.

Já existe BYD no Brasil

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país  e hoje já conta com cinco modelos lançados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário