Ferrari 250 GTO rara, milionária e com histórico de corrida está á venda

Modelo protagonizou a venda mais cara do mundo em leilões, o clássico foi comprado por quase R$ 257 milhões em 2023

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O modelo participou das 24 horas de Le Mans e ainda conseguiu vencer algumas corridas pela Scuderia Ferrari, como os 1000 km de Nurbirgring (Foto: Ferrari | Reprodução)
Por Julia Vargas
Publicado em 13/03/2024 às 11h11
Atualizado em 13/03/2024 às 14h00

É extremamente difícil encontrar um esportivo clássico disponível no mercado e o valor desses carros pode chegar facilmente aos seis dígitos. Uma dessas raridades está sendo vendida pelo revendedor britânico Tom Hartley Jr e não é nada mais, nada menos, que o Ferrari 250 GTO.

Desde novembro de 2023, esse é considerado o modelo mais caro do mundo que mudou de proprietário por meio de licitação pública. O clássico foi adquirido por US$51.705.000, o que corresponde a uma bagatela de R$ 256.970.000, na cotação atual.

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O anunciante inglês afirmou que só divulgará o preço do 250 GTO ao comprador interessado, mas não existem muitas dúvidas de que ele custará dezenas de milhões de dólares. Esse valor exorbitante reflete, não só a raridade do carro, mas também o seu histórico em corridas.

O clássico estreou no Tour de France em 1962 e foi utilizado em várias categorias até 1965. O modelo participou das 24 horas de Le Mans e ainda conseguiu vencer algumas corridas pela Scuderia Ferrari com o chassi 3765 nesse período, como os 1000 km de Nurburgring. Mas, com o avanço de outros modelos, o 250 GTO foi alterado para venda ao público.

Ainda assim, Tom Hartley Jr afirma que o esportivo à venda está em perfeito estado de conservação e tem muitos componentes originais, como a carroceria, a transmissão e o eixo traseiro. Além disso, o motor Colombo V12 de três litros da marca com potência de 300 cv também foi preservado.

Só existem 33 Ferrari 250 GTO no mundo e esse modelo carrega o título de clássico mais caro da marca italiana. O design original da carroceria foi construído pela Ferrari em 1962 e 1963 e, atualmente, eles são classificados como Série I, após a aparência do 250 GTO ter sofrido muitas alterações.

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