Ferrari 375 F1 volta à Silverstone 70 anos após primeira vitória

Em cerimônia que antecede o GP da Inglaterra, Ferrari celebra os 70 anos da primeira vitória na Fórmula 1 com modelo 375 F1 de volta à pista

a Ferrari 375 F1 venceu três corridas em 1951 (Foto: Autowp | Reprodução)
Por Bernardo Castro
16 de julho de 2021 10:33

A Ferrari é a equipe mais tradicional e vitoriosa que já passou pela Fórmula 1. Com milhares de “tifosi” espalhados pelo mundo, a equipe de Maranello coleciona triunfos, sendo 13 vezes campeã de construtores e outras 15 vencedora do campeonato de pilotos, além de 238 vitórias na principal categoria do esporte a motor.

O início de todo esse sucesso começou há exatos 70 anos, quando o argentino José Froilán González, a bordo de uma Ferrari 375 F1, venceu o Grande Prêmio da Inglaterra e concedeu aos italianos a primeira vitória Fórmula 1.

VEJA TAMBÉM:

A fim de celebrar uma data tão importante, a Ferrari enviou a Silverstone – palco da próxima corrida da Fórmula 1 – o histórico modelo vencedor para que seja feita algumas voltas de exibição para o público. E o carro estará em boas mãos: Charles Leclerc, piloto titular da escuderia, estará no controle da máquina.

O 375 F1 passou por uma restauração completa na Officina Classiche em Maranello, para que estivesse em condições de fazer seu motor 12 cilindros soar novamente por Silverstone.

Ferrari 375 F1

O bólido da temporada de 1951 da Fórmula 1 era bom e um tanto competitivo. Tanto que José Froilán González e Alberto Ascari tiveram resultados muito bons naquele ano. Em uma época em que o calendário da Fórmula 1 era muito menor e contava apenas com oito corridas, González foi o terceiro colocado no mundial com cinco pódios e uma vitória, enquanto Ascari foi o vice com quatro pódios e duas vitórias. Juan Manuel Fangio foi o campeão naquele ano.

González voltou a vencer apenas mais uma vez na Fórmula 1, enquanto Ascari obteve mais 11 triunfos e dois títulos mundiais (1952 e 1953) ambos pela Ferrari.

O bicampeão mundial, Fernando Alonso, também deu uma voltinha no modelo em 2011.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário