Fiat reajusta preço de Pulse comprado em pré-venda e Procon cobra explicação

Compradores que já haviam feito a reserva da compra e o respectivo pagamento teriam que arcar com alta no valor do veículo

fiat pulse impetus 024 large
Fiat reajustou preços de unidades do Pulse que já haviam sido negociadas em pré-venda (Foto: Fiat | Divulgação)
Por AutoPapo
10 de janeiro de 2022 18:08

O Procon-SP notificou a Fiat: o órgão quer que o fabricante explique sobre o reajuste de preços do veículo Fiat Pulse que afetará, inclusive, quem já fez a reserva da compra e o respectivo pagamento. A empresa tem até o próximo dia 13 para responder.

Em comunicado feito pela montadora, a alegação é que a alta volatilidade do câmbio e o mercado dos insumos gerou a alta dos preços. Porém, no entendimento do Procon-SP, essa instabilidade não é uma situação atípica e estava na previsão da empresa.

VEJA TAMBÉM:

A Fiat deverá esclarecer ao Procon-SP quantos consumidores fizeram a reserva e ainda não receberam os seus veículos; quantos consumidores serão prejudicados com essa mudança e se esses reajustes valem para todos os modelos. Deverá também informar se todos os Estados serão atingidos pelo reajuste e qual a média do prejuízo que os consumidores do Estado de São Paulo sofrerão.

Questões que a Fiat tem que esclarecer ao Procon-SP

Tendo em vista que o comunicado da empresa também informa que os consumidores foram avisados da possibilidade de reajuste de forma antecipada, o Procon-SP quer explicações sobre como essa comunicação foi efetuada; se essa comunicação está no contrato de reserva assinado e se, quando ocorreu a previsibilidade de reajuste, os consumidores foram avisados.

A Fiat também deverá esclarecer se, no caso de desistência de compra em razão do reajuste, como os valores serão devolvidos, se serão atualizados e se, tendo em vista a frustração da legítima expectativa do consumidor, a empresa apresentará alguma compensação.

O órgão de defesa também pede informações sobre a possibilidade de análise individualizada dos casos para a manutenção dos valores acordados na reserva; se foi disponibilizado canal específico para esses consumidores; se quem tiver interesse em negociar deve procurar a concessionária ou diretamente o fabricante e se existe autonomia das concessionárias nessa negociação.

Consultada pelo AutoPapo em relação à notificação, a fabricante respondeu: “A Stellantis tomou conhecimento do procedimento por meio da imprensa, mas prontamente procurou o Procon-SP para prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Assista ao vídeo e conheça o Fiat Pulse em detalhes!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos Vieira 17 de janeiro de 2022

Tivemos o retorno da FIAT quanto aos questionamentos do PROCON?

Avatar
Djalma Santos Neiva 10 de janeiro de 2022

Também optei em comprar o pulse impetrus 116.990,00 mais 2650,00 de opcional Pack connect, paguei 3.000,00 e recebi da Fiat voucher com valor de 116.640,00 a ser pago, o que caracteriza que devo 116.640,oo a Fiat e ela me deve o Carro. Ela que é responsável pelo a atraso da entrega e não eu. Esta venda não foi venda direta com desconto e pagamento com valor na entrega e sim venda com valor fixado e sinal.

Avatar
Deixe um comentário