Governo da Califórnia vai proibir motores a combustão a partir de 2035

Estado foi o primeiro nos Estados Unidos a decretar a proibição da venda de carros novos com motores a combustão a partir de 2035

descarbonização
Fim do motor a combustão na Califórnia acontecerá de maneira gradual (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 26/08/2022 às 12h13

O Governo da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciou na última quinta-feira (25) uma proposta que proíbe a venda de novos carros com motor a combustão no estado a partir de 2035.

A Califórnia foi o primeiro estado norte americano a anunciar a medida que faz parte da transição para os veículos de zero emissão de carbono e combater as mudanças climáticas.

VEJA TAMBÉM:

A mudança será feita de maneira gradual e já tem metas estabelecidas para os próximos anos. A partir de 2026 35% dos carros, SUV e picapes novos deverão ser elétricos, sem emissão de poluentes atmosféricos. O ‘sarrafo’ aumenta para 51% em 2028, 68% em 2030 até que, em 2035, toda as fabricantes terão de abandonar o motor a combustão. Caso a norma seja descumprida, a montadora será multada em US$ 20 mil (R$ 101.4 mil na cotação atual) por cada carro fora dos padrões.

Países como Canadá, Reino Unido e França, por exemplo, traçaram metas parecidas para erradicar o motor a combustão entre 2030 e 2040, mas a Califórnia é o único local que trata a medida como lei.

A decisão da Califórnia pode ter um grande impacto no mercado automotivo dos Estados Unidos e também do mundo, devido à sua importânica no segmento.

A medida também abre um importante precedente no país. Na década de 1960, o estado foi o primeiro a regulamentar níveis de emissões de automóveis e foi seguido por outros estados norte-americanos e pelo Congresso. De acordo com a CNN, Bloomberg, The New York Times e outros portais a situação relacionada aos carros elétricos adotada no último dia 25 pode deve ser aderido em estados como Colorado, Minnesota e Nova Iorque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rubens Southier 1 de setembro de 2022

Deveria-se baratear o carro elétrico e deixar por opção do comprador

Avatar
Lafayette 27 de agosto de 2022

Decisão política, o carro elétrico hoje é muito mais um boicote ocidental à indústria do petróleo do que uma decisão ecológica

Avatar
Rodolfo 26 de agosto de 2022

O Brasil é uma exceção dessa regra, pois tem em abundância produção de etanol e no fim das contas o etanol polui menos que um carro elétrico. Pois a geração de energia elétrica para o carro elétrico vai envolver termoelétricas em épocas de estiagem (bandeira vermelha de tarifa) e o lixo nuclear das Usinas Nucleares e as baterias dos carros elétricos quando forem descartadas.
Assim creio que no caso do Brasil o etanol é ecologicamente mais viável.

Avatar
Rodolfo 26 de agosto de 2022

Por fim a reciclagem de bateria de carro elétrico devia ser obrigatória por lei.

Avatar
André 28 de setembro de 2022

Perfeito!

Avatar
Deixe um comentário