Farol de carro: causas e prevenções ao amarelado e gotículas

Estes males vão além da estética automotiva e podem prejudicar a iluminação e a visibilidade dos motoristas nas estradas

Farol de carro embaçado
Uma boa limpeza pode ser a solução para evitar estes problemas (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 26/08/2022 às 15h22

Um farol de carro amarelado, ressecado, embaçado e com gotículas de água costuma incomodar o proprietário, pois dá um aspecto de mal-cuidado. E muitas vezes esta nem é a realidade. O motorista cuida, o mantém limpo, mas quando menos se espera, ele se depara com a lanterna com uma aparência bem “acabada”. Como então evitar estes problemas e manter o seu carro bem conservado?

Primeiro é importante entender o que costuma causar estas deformidades estéticas nas lanternas do carro. Os motivos mais comuns são problemas na vedação do equipamento e exposição ao sol.

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A vedação pode ser comprometida por meio de pancadas ou ressecamento do componente, que deformam o material criando uma passagem de ar. Esta fresta leva micropartículas à parte interna do farol ou lanternas, o que inclui gotículas de água. Quando isto acontece costuma gerar aquela aparência do farol do carro sempre molhado. E é claro que quando trincados ou quebrados o efeito acontece da mesma forma.

Quando muito exposto ao sol, as lanternas e faróis também são comprometidas e sofrem o risco de ficarem amarelados. É claro que o carro estará muitas vezes sob incidência de luz solar, pois os automóveis são feitos para andar independente da hora e da quantidade de tempo. Mas quando o equipamento não está bem protegido e limpo, os riscos de mudar a cor são mais altos. É importante lembrar que utilizar produtos de limpeza com fórmulas que agridem o componente pode ser um “tiro pela culatra”. O proprietário o limpa, mas da forma errada.

Evitar estes problemas pode ser mais simples do que se imagina e custar bem menos do que levar o carro a um especialista.

Farol de carro sempre limpo

Manter o carro limpo é uma dica simples para evitar as inconvenientes gotículas de água e aspecto amarelado nas lanternas do carro. Quando o farol está sujo, ele está consequentemente sem a proteção de uma cera, verniz ou algum produto que crie uma camada de proteção no item. Esta proteção impede que micropartículas entrem em contato direto com o plástico (ou vidro) e o arranhe, o que em excesso deixa o equipamento áspero.

Uma camada de proteção bem aplicada também protege o farol contra o sol, e também da alta temperatura que junto da incidência de raios ultra violetas (UV) causam o aspecto amarelado.

Usar produtos de limpeza que não sejam prejudiciais ao material que compõe o farol é fundamental. Os carros mais antigos tem lanternas de vidro, já os mais novos são de policarbonato, além de já virem com uma película interna de proteção à luz do sol. Logo, os produtos devem ser específicos para cada tipo.

Conferir o farol após batida

Aquela “esbarradinha” que não causou “nada” na lataria pode gerar um inconveniente futuro. Quando colisões acontecem, é muito comum que o motorista olhe superficialmente e vá embora, já que não ocorreu nada de mais. Entretanto, o farol pode ter sido prejudicado.

Nesta situação, caso tenha tido apenas uma leve abertura na vedação, pode ser difícil perceber. Mas, a prova pode ser tirada por meio de uma simples e boa lavagem, ou depois de um passeio na chuva. Se aparecer água na parte de dentro, já se sabe o que aconteceu.

Farol de carro a noite
Faróis bem cuidados podem ser fundamentais para a segurança dos passageiros (Foto: Shutterstock)

Farol de carro defeituoso pode ser um risco

As situações citadas podem ser mais graves quando estas gotículas e o amarelado prejudicam a iluminação. Quando o farol não exerce a sua principal função de iluminar o trajeto, a vida dos passageiros do automóvel podem estar em risco, além do motorista estar sujeito a uma multa de R$130,16 e perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Meus faróis já estão danificados

Para quem já enfrenta os problemas das gotículas e da lente embaçada, o AutoPapo já deu uma solução. Os casos que ainda tiverem chance de manutenção podem ser polidos e restaurados à aparência anterior. Entretanto, caso a fresta de vedação seja muito grande ou tenha quebrado, pode ser necessário a substituição de alguma peça ou de todo o componente.

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