Foi iniciada a fiscalização de exame toxicológico vencido

Os motoristas que forem pegos sem o exame toxicológico em dia receberão uma multa e terão o direito de dirigir suspenso por três meses

Por AutoPapo 01/07/21 às 17h23
painel digital de caminhao man
Motoristas de caminhões, ônibus e vans precisam estar com o exame em dia para poder trabalhar. (Foto: Man | Divulgação)

A chegada do mês de julho marca o início da fiscalização dos exames toxicológicos vencidos. Esse exame é obrigatório para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E. Os motoristas que forem pegos sem o exame estar em dia receberão uma multa no valor de R$1.467,35, com suspensão do direito de dirigir por três meses.

Além da infração, os motoristas pegos sem o exame em dia terão a informação adicionada ao Registro Nacional das Carteiras de Habilitação (Renach). Pare regularizar a situação os motoristas devem comparecer a um laboratório para realizar o exame. Dentro de 24 horas a informação de que o exame foi realizado constará no Renach.

VEJA TAMBÉM:

Como funciona o exame toxicológico?

De acordo com o texto da Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, o exame toxicológico serve para detectar o uso de substâncias psicoativas que causem dependência ou que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção. O exame realizado detecta o uso em uma janela de cerca de 90 dias anteriores a data da coleta.

O exame é feito por meio da coleta de cabelo ou pelos do motorista. O material é analisado à procura das substancias. Derivados de opiáceos, maconha, cocaína, metanfetaminas, ecstasy e os conhecidos rebites são detectados por esse exame. Não é preciso marcar horário para a coleta do cabelo nos laboratórios, o processo é feito rapidamente.

66 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elder da silva 19 de julho de 2021

Boa noite , gostaria de uma informação a minha habilitação é D mas to com ela apreendida e tbm está vencida, ainda vou fazer a reciclagem será que preciso tbm fazer esse exame toxicologico pra não pegar essa multa Ai, ou só fazer o exame depois quando for renovar a CNH?

Avatar
overlord 10 de julho de 2021

se for valer pra todos ..moto e carro,seria o fim dos pancadoes..noiados passariam a andar soomente de onibus

Avatar
Márcio da Silva Leite 9 de julho de 2021

Estou empregado. Quando fui admitido a empresa custeou o exame. E agora que está vencendo quem paga o exame pra renovar? Continuo na mesma empresa.

Avatar
ADEMIR VIEIRA, 20 de julho de 2021

OLA,
MÁRCIO, QUANDO VOCÊ É CONTRATADO EM UMA DETERMINADA EMPRESA, OS CUSTOS OBVIAMENTE É DA EMPRESA.

JÁ O EXAME PERIÓDICO É, PARTICULARMENTE SEU POR ISSO OS CUSTOS SÃO SEUS. ISSO PARA SUA CNH, SE FOR PERIÓDICO DA EMPRESA AÍ OS CUSTOS É DELA.

ESPERO TER AJUDADO .

Avatar
José Alexandre Santos da Silva 7 de julho de 2021

Muito bom gostaria de receber mais vídeos

Avatar
RYVILON SILVA MARTINS DA COSTA 7 de julho de 2021

Boa tarde , minha CNH vence em 2025 . Categoria D , mas não dirijo ou faço uso de van , ou caminhões . Tenho essa categoria desde os meu 18 anos . Tenho que refazer o exame ?

Avatar
marcio julio alves 7 de julho de 2021

Conforme observação na CNH digital, os portadores da Categoria C, D e/ou E somente serão autuados se estiverem conduzindo veículos dessas categorias, caso estejam dirigindo os da categorias A e/ou B não serão autuados.

Avatar
Cláudio 7 de julho de 2021

Sim vc já deveria ter feito age 12/07/21

Avatar
Jose de Oliveira Macedo 7 de julho de 2021

Apenas mais uma despesa, para beneficiar amigos de deputados e politicos que levam muito dinheiro em tudo nesse pais! Minha carteura era D e na ultima renovação perguntaram se eu queria fazer oexame toxicológico ou mudar para B. Mudei para B, nunca preciaei dirigir por ” profissao “

Avatar
Milton linhares 7 de julho de 2021

Minha CNH vence no ano de2022 fiz a o toxicologico em maio de 2021 por ser obrigatorio ate 13 de maio de 2021. Mas na semana seguinte por causa da pandemia voltaram a atrás mas ja tinha feito.gostaria de saber se vou ter que fazer em 2022 quando minha CNH vai vencer .se eu tever que fazer vou ficar no prejuizo.uma vez que o sistema baixa a lei e Volta atras.

Avatar
Fabiano Arruda 7 de julho de 2021

O exame tinha que ser pra todas as categorias , porque não é só caminhão bque põe vidas em risco, e sim carros ,motos etc…

Avatar
Pedro almeida Carvalho 7 de julho de 2021

qual a validade desse exame?

Avatar
Fabiano Arruda 7 de julho de 2021

2 anos e meio , se vc tiver a CNH digital consegui ver se já está vencido, ou a data que vai vencer ..

Avatar
MiQUEIAS CHARLES RAMOS 7 de julho de 2021

No meu caso é só verificar meu histórico profissional,se já fui pego alguma vez consultar o nada consta pra saber q não uso drogas; Estão punindo os motoristas honestos e sem vícios por causa de novatos q são culpados e n vão parar de usar drogas! Infelizmente o inocente pagando pelos pecadores ! Injusto isso !…..

Avatar
Elmer Silvano Reis 7 de julho de 2021

Já fiz o exame mais na pg o resultado ainda posso trabalhar normal

Avatar
Alex Sandro 7 de julho de 2021

Esse exame é pra inglês ver, deveria ter teste rápido pra pegar os usuários igual ao do álcool, aí sim!, resolve!
Agora vc faz o exame depois fica dois anos fumando um baseado e aspirando um pó, depois faz uma quarenta e faz o exame novamente ! Pronto passou!!!!
Adianta? Se o Detran acha que tá certo então pq não faz de graça?

Avatar
MARCELO RODRIGUES DA SILVA 6 de julho de 2021

Boa tarde meus amigos , gostaria de saber eu renovei minha CNH no ano de 2018 ela vence no ano de 2023 , tenho que fazer esse exame agora tbm ou só quando eu fazer minha outra renovação

Avatar
Willians Lopes do Amaral 6 de julho de 2021

Sim vc tem que fazer o exame pq ele é válido para 2 anos e meio e vc renovou sua CNH 2018 já deu 3 anos boa sorte

Avatar
Wanderley henrique Dettmann 7 de julho de 2021

Tem que ser feito, o vencimento do exame é menor que a validade da carteira, não sei ao certo o prazo mas se não me engano é no maximo 1 ano a validade dele

Avatar
Wellington Xavier 7 de julho de 2021

Bom dia!
Você terá que fazer o exame toxicológico,pois o exame tem que ser feito de dois em dois anos e meio, essa já era uma exigência antiga pela Lei 9.503/98 porém não existia meios punitivos para quem não fazia, com isso as pessoas faziam o exame só quando ocorria a renovação da CNH.
Com a nova Lei 14071/21 manteve a exisgência da renovação de dois em dois anos e meio porém com meios punitivos, multas que chega a R$1.467,35, suspensão do direito de dirigir por três meses, mais frequência obrigatória em curso de reciclagem, tendo que ser avaliado por provas teóricas aplicadas por banca examinadora do DETRAN.

Avatar
Valtemir elias miguel ne 6 de julho de 2021

Ese exames vai separar o joio do trigo .muito bom mais tem que ser pra todas as categorias .

Avatar
Fabiano Salzano de Campos 6 de julho de 2021

O exame periódico e valido para entrar em outra empresa ou tem que fazer de novo.

Avatar
Renato Barbosa de Moura 5 de julho de 2021

Sou carreteiro tem que parar tudo de novo mas parar mesmo, parece que não aprenderam com a paralisação de 15 dias estão querendo mais? porque esse exame não é realizado pelo SUS?

Avatar
Antonio Donizetti de Queiroz 5 de julho de 2021

Sou motorista de aplicativo ao renovar minha habilitação eu fis o exame toxicologico minha habilitação vai vencer em 2023 tenho que fazer exame de novo.obrigado

Avatar
Willians Lopes do Amaral 6 de julho de 2021

Sim tem que fazer

Avatar
Ari Rosa 5 de julho de 2021

Fis o exame em março deste ano vou pricizar fazer de novo alguém me ajuda

Avatar
Roberto 5 de julho de 2021

No aplicativo do Detran carteira digital na parte habilitação você vai passando para o lado aí você consegue ver a data de vencimento do exame

Avatar
RODOLFO ARAUJO MARTINS 5 de julho de 2021

A multa será aplicada somente em motorista que estiverem atuando profissionalmente ou tbm no dia a dia sem estar sendo remunerado? Qual a situação em que será aplicada a multa?

Avatar
José 5 de julho de 2021

Uma dúvida, quem tem carteira de habilitação,ad.remonerada,
Mas decidiu apenas dirigir apenas carro de passeio, precisa fazer exame toxologico.

Avatar
Willians Lopes do Amaral 6 de julho de 2021

Sim tem que fazer sua categoria é D

Avatar
Wellington Xavier 7 de julho de 2021

Sim. É obrigatório também.

Avatar
Edvan Gomes de Lima 5 de julho de 2021

O Palmeiras continua sem mundial

Avatar
Daniel Marques 4 de julho de 2021

matéria esqueceu de citar que o motorista de caminhão pego com exame vencido dirigindo carro pequeno não será multado.

Avatar
Fernando Signorelli 4 de julho de 2021

Tenho que levar no DETRAN

Avatar
Fernando signorlli 4 de julho de 2021

Já fiz me exame e estou com o resultado o que tenho que fazer com o exame .ou resultado vai automaticamente para o DETRAN favor mandem a resposta no Emai

Avatar
Wellington Xavier 7 de julho de 2021

O condutor da categoria C,D & E independente do veículo que estiver dirigindo será punido da mesma forma.

CTB – LEI. 14.071 12 de Abril de 2021.

“Art. 148-A.  Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.”

Avatar
DANIEL MARQUES 7 de julho de 2021

Acabei de ler na CNH digital que o condutor não será punido se estiver com o exame vencido e estiver dirigindo categoria a ou b

Avatar
Gostozinho 4 de julho de 2021

É só pra comer dinheiro do povo.bando de safados.se vou num medico o que me garante q ele não esta drogado?nos carros pequenos o que garantem q não esta drogado.se querem pegar gente sob efeito de drogas façam como e na europa.o exame e feito na hora da abordagem se der positivo vai pra um hospital tirar sangue.ta na hora de o povo se unir e parar tudo de novo.nao só caminhoneiros.fora de brasilia os safados q estão la q fiquem quem luta pelo povo não por um partido.

Avatar
izaias Pereira de Andrade 6 de julho de 2021

tem meu apoio isso e coisa de corrupto tem que parar tudo,a mesma coisa é os radares fixos,e só baixar a velocidade e depois pé na tábua,em países de gente sérias,os radares ficam oculto,passa a valer as placas de advertências,a qui tudo é pegadinha de bandos corruptos…

Avatar
Everton 4 de julho de 2021

Tudo jogada para ganha dinheiro que vergonha deste pais

Avatar
ANTONIO CARLOS DE SOUZA 4 de julho de 2021

Nos temos de para de falar! E fazer alguma coisa, vamos parar ,o Brasil é país de ladrão!

Avatar
Dorval Soares Martins 4 de julho de 2021

Dorval Soares Martins minha c n H vence no mês 9 de 2021 qual o prazo limite para realizar o exame?

Avatar
Josimar Portela Veras 5 de julho de 2021

O vencimento do exame independe do vencimento da CNH! São datas
e prazos diferentes!

Avatar
Anderson 4 de julho de 2021

Infelizmente só pega para os mais fracos ,e Brasil , não e tóxico que mata ela imprudência de motorista que tira carteira e acha que e o tal ,os carros com motor potente ,mas o que gera dinheiro não vão modifica nunca né ,quem nunca na usou sogra da positivo e foda

Avatar
Deuseli 3 de julho de 2021

Eu nao sou usuario de droga nenhuma eu fiz o exame 4 ves e todos acusou cocaina eu nen bebo nen nada eu ja connheço gente que usan droga e dar negativo eu queria alguma explicaçao de alguen mais entendido por favor??

Avatar
Sir.Alves 4 de julho de 2021

overdose de coca-cola geladinha…. kkkkk

Avatar
Willians Lopes do Amaral 7 de julho de 2021

Meu caro o exame é rigido mas procure um laboratório com nome uma Labet

Avatar
Wellington 3 de julho de 2021

Boa tarde! Alguem pode mim tirar uma duvida…minha cnh vence dia 01/01/2024 no sistema ta dizendo que tenho ate 16 julho desse mes pra realizar o exame…a duvida é…tem uma tabela rolando por ai dizendo que agente pode realizar o ezame com o vencimento da cnh…isso procede alguem pode mim ajudar?

Avatar
Wellington Xavier 7 de julho de 2021

Bom dia!

Não procede. Você terá que renovar de acordo com o que está pedindo na sua habilitação.

Avatar
WAGNER 3 de julho de 2021

Tem q fazer em todos q tem cnh

Avatar
Sir.Alves 4 de julho de 2021

Tem que fazer nos passageiros de uber,… muito maconheiro.

Avatar
Xxxxx 5 de julho de 2021

Vdd

Avatar
Xxxx 5 de julho de 2021

Queria saber que dia vai cobra dos vagabundos, os prejuizos que tem assolado o nosso país?????

Avatar
Marcos Sanchez 2 de julho de 2021

O exame toxicológico deveria ser obrigatório para motoristas que trabalham com transporte (carga e/ou pessoas). Ao proceder a fiscalização, o agente público verifica se o condutor está em dia com o exame toxicológico. Os demais motoristas que, possuem CNH letra “C” há mais de 30 anos e conduzem veículos de passeio, particular, não remunerado não deveria ser obrigatório.

Avatar
Chalrs 2 de julho de 2021

Quem n tem ear nao eh obrigatorio irmao. Se for pego dirigindo carro na categoria ai sim e cabivel

Avatar
jailton marinho santos 7 de julho de 2021

Olha amigo, se informa melhor, a maioria dos acidentes nas estradas são causados por motoristas com essa condição, ademais se você tem a CNH na categoria c,D ou E e não exerce atividades remunerada e e não conduz esses tipo de veículo, pode dirigir seu veículo de passeio com as devidas CNH C, D e E sem precisar realizar o exame.

Avatar
Paulo Silva 2 de julho de 2021

Já fiz o meu exame toxicológico dia 13/04/21 no laboratório labt

Avatar
Edmilson 2 de julho de 2021

Isso é uma palhaçada sem igual. O cara que inventou isso, não tinha outra coisa pra fazer, nas proximas eleições, lembre dele.

Avatar
jailton marinho santos 7 de julho de 2021

Olha amigo, se informa melhor, a maioria dos acidentes nas estradas são causados por motoristas com essa condição, ademais se você tem a CNH na categoria c,D ou E e não exerce atividades remunerada e e não conduz esses tipo de veículo, pode dirigir seu veículo de passeio com as devidas CNH C, D e E sem precisar realizar o exame.

Avatar
joao silva 2 de julho de 2021

é lamentável q por causa d alguns idiotas q usam algumas porcarias todos tem q pagar a conta tem q punir com rigor quem usam e pronto!! e não essa lei arrecadatoria!

Avatar
Ademir Antonio Izabel 2 de julho de 2021

Nunca fiz uso de nenhuma substâncias ilícitas no entanto fui fazer um exame toxicológico e deu positivo para cocaina e também não estou fazendo uso de nenhuma medicação,posso fazer o exame em outro laboratório e o detran aceitará?

Avatar
Roberto Lima 2 de julho de 2021

Na realidade esse exame é de uma idiotice imensa, todos nós sabemos qual a definição de mais essa pilantragem enfiada na garganta do motorista a definição disso chama se roubo, assim como é o IPVA, o crime de roubo ao cidadão, todos nos sabemos desses crimes o IPVA E para ser pago uma única vez quando se compra o veículo é pronto!! Esse exame alguém está por traz desse safadesa desse roubo não se tem como arrancar dinheiro da população aí vem para nós motoristas que já ganhamos uma miséria, aí começa a invenção criminosa roubo com aval da justiça imunda desse país sujo turbulento nojento, me dá nojo dessa JUSTIÇA IMUNDA!! É oque tenho de falar disso tudo!! Malditos ladrões!!

Avatar
Luciano 3 de julho de 2021

Os motorista, ja ganha pouco, vem um miseravel querer rancar dinheiros de nos.

Avatar
jailton marinho santos 7 de julho de 2021

Olha amigo, se informa melhor, a maioria dos acidentes nas estradas são causados por motoristas com essa condição, ademais se você tem a CNH na categoria c,D ou E e não exerce atividades remunerada e e não conduz esses tipo de veículo, pode dirigir seu veículo de passeio com as devidas CNH C, D e E sem precisar realizar o exame.

Avatar
Luiz Roberto Vieira da rocha 2 de julho de 2021

Exame toxicologico tem que ser obrigatorio pra todos

Avatar
Celso Ferreira 2 de julho de 2021

Concordo com o exame, mas não concordo que o motorista tenha que arcar com os custos.
Está mais que na hora de acordar para mais essa ladroagem.
Se eles determinam a clínica, eles que arquem com os custos.

Avatar
Deixe um comentário