Ford quer tirar ‘acessório inútl’ dos carros e economizar R$ 50 milhões

Segundo um executivo da montadora nos EUA, o público não usa o recurso e não deverá sentir falta dele quando se for

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O sistema serve para estacionar o carro automáticamente (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/02/2024 às 17h02
Atualizado em 11/02/2024 às 00h11

Vários carros com assistente ativo de estacionamento já passaram pela redação do AutoPapo e podemos contar nos dedos a quantidade de vezes que usamos o sistema — e na maioria das vezes foi apenas para matar a curiosidade. Parece que a Ford notou que os consumidores também não usam o recurso e pretende abandoná-lo.

Segundo o portal CarBuzz, um executivo da Ford disse durante uma chamada que poucas pessoas usam o assistente ativo de estacionamento e a remoção do sistema irá economizar dinheiro para a marca. Ele diz que o sistema custa US$ 60 (R$ 299,76 em conversão direta) por veículo, o que resulta em economia de US$ 10 milhões (R$ 49,96 milhões) por ano.

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Os carros da Ford trazem o assistente ativo de estacionamento desde 2009, com o nome de Ford’s Active Park Assist. A marca do oval azul foi uma das primeiras a adotá-lo em carros de volume.

A proposta do sistema é de aliviar os motoristas do estresse de fazer uma baliza. Isso é mais preocupante nos EUA, onde essa manobra paralela é menos comum devido a popularidade dos estacionamentos com vagas perpendiculares.

Como funciona o assistente ativo de estacionamento

Esse recurso costuma fazer parte do pacote ADAS, já que reaproveita muitos dos sensores dos assistentes ativos de seguranças. Quando acionado, o carro lê as vagas disponíveis até encontrar uma que caiba o carro.

Com o assistente ativo de estacionamento identificando isso, ele pede que o motorista tire as mãos do volante e engate a ré. O carro fica responsável por comandar o acelerador e o volante, o motorista usa o freio para controlar a velocidade da manobra e alterna entre a marcha à ré e a posição Drive do câmbio.

Alguns sistemas mais avançados também colocam o carro em vagas perpendiculares. Esse recurso é bastante popular entre os chineses, que gostam de ter várias tecnologias em seus carros. Mas, pelo visto, não é popular nos EUA. Vocês, leitores brasileiros, sentem falta do assistente ativo de estacionamento?

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4 Comentários
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Luiz 10 de fevereiro de 2024

Tenho um Fusion e uso muito. Para carros grandes ajuda muito. Para trocar de carro este é um item relevante.

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Sergio Roberto Feliciano 9 de fevereiro de 2024

Pra mim sempre foi tranquilo fazer uma baliza. E como nunca tive um carro com esse sistema, logicamente que não me fará falta.

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Avalia Carros 9 de fevereiro de 2024

Meu carro não tem nem direção hidráulica ou elétrica vai ter um trem desses? ha ha ha

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Eduardo V 10 de fevereiro de 2024

Eu tenho o recurso em todos os meus carros e uso cerca de 3 a 5 vezes todos os dias, me economiza muito tempo, consegue estacionar o carro mesmo em vagas super apertadas e que naturalmente seriam incômodas para colocar o carro e sem contar que ele também tira da vaga, muitas vezes já cheguei e outro veículo tinha estacionado depois de mim e deixado colado no meu carro, em uma das situações o cara estacionou encostando no meu carro e deixou assim o carro dele, o sistema conseguiu tirar o carro com dezenas de manobras mas tirou o carro sem bater nenhuma vez em nenhum dos veículos. Então sim, esse recurso fará falta. Os Veículos FORD com o sistema equipado, podem inclusive usar um módulo adicional comprado no EBAY que configura para ele fazer baliza automática sem o condutor acionando pelo celular para o carro estacionar ou sair da vaga, super interessante e útil.

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