F-150 Raptor R estreia com motor Shelby GT500 de 710 cv

Ford apresenta a versão "definitiva" de sua picape de alta performance com a F-150 Raptor R para partir para cima da Ram 150 TRX

ford f 150 raptor 2023 branco movimento
Inspirada nas picapes de competições off-road, como Baja 1000, a F-150 Raptor R tem conjunto de suspensão de alta performance que não a deixa atolar na areia (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
18 de julho de 2022 12:34

Picapes esportivas são um grande barato. E nesse segmento não se pode tirar o mérito da Ford. A marca acaba de apresentar a F-150 Raptor R, versão atualizada da caminhonete cascuda. E que nas palavras da própria marca é a versão definitiva desse predador com caçamba.

VEJA TAMBÉM:

Isso porque a F-150 Raptor R chega equipada com motor V8 5.2, com compressor mecânico (supercharger) emprestado do Mustang Shelby GT500. São nada menos que 710 cv e 65 kgfm de torque sob o capô e um conjunto de suspensão off-road de alta performance.

“O Raptor R é o nosso Raptor definitivo. Quando os clientes experimentam o Raptor R no deserto e além, isso fará os cabelos da nuca se arrepiarem – e eles vão adorar cada segundo”, garante o engenheiro-chefe da Ford Performance,Carl Widmann.

Raptor R x TRX

A Raptor R é a resposta da Ford para a Ram 1500 TRX, que também conta com motor de muscle car. Na picape do carneiro maltês, que em que a sigla corresponde a tiranossauro rex (em provocação ao “dinossauro” da Ford), foi aplicado o V8 6.2, também superalimentado, que despeja 712 cv e 89 kgfm de torque nas quatro rodas.

ford f 150 raptor 2023 grade do motor
Por de trás da imensa grade, há um “usina” de 710 cv, que também equipa o Shelby GT500

A TRX entrega mais torque, mas a Ford garante que o comportamento da Raptor R no deserto é inigualável. O segredo está na suspensão, que combina molas helicoidais de 24 polegadas com amortecedores Fox Live Valve.

Esses amortecedores contam com ajuste eletrônico de carga que se alteram de acordo com o tipo de piso. O curso do conjunto é de 33 cm no eixo dianteiro e 36 cm no eixo traseiro, combinado com a altura livre de 33,2 cm, garante “passe livre” sem qualquer obstáculo.

ford f 150 raptor 2023 frente preta
Suspensão da F-150 Raptor R conta com ajuste eletrônico de carga que se adapta ao tipo de terreno

Já a transmissão é a mesma SelectShift de 10 velocidades, que ela já oferecia na linha e também no Mustang Mach 1, vendido no Brasil. Completa o pacote o sistema de tração 4×4, com seletor eletrônico.

Visual da F-150

O visual da Raptor é intimidador, a picape conta com grade exclusiva, enormes pneus de 37 polegadas, rodas de liga leve, ponteiras de escape escurecidas, moldura nos para-lamas e generosos adesivos com o nome da versão que praticamente ocupam toda a caçamba.

ford f 150 raptor 2023 traseira preta
Suspensão tem curso de até 35 cm, no eixo traseiro, para não deixar que a Raptor R agarre nos obstáculos

Por dentro, ela oferece muito espaço interno, com direito a teto solar panorâmico, bancos esportivos, multimídia com sistema Sync4, climatização digital de múltiplas zonas, assistentes de condução, e tudo mais que é necessário numa picape de luxo.

ford f 150 raptor 2023 interior
Por dentro, a F-150 furiosa tem muito espaço interno e pacote farto de conteúdos

A Ford não divulgou quanto a Raptor R irá custar, mas certamente ficará acima dos US$ 70 mil (R$ 376 mil) iniciais da versão “padrão” da picape esportiva.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Nicolau 18 de julho de 2022

Quem conhece camionete sabe que camionete é Ford.

Avatar
Jo 18 de julho de 2022

Colossal! Coisa de USA.

Avatar
Deixe um comentário