Donos de Maverick estão melhorando a picape com peças de outros Ford

Um proprietário de uma Ford Maverick de entrada está conseguindo deixar sua picape mais equipada usando apenas peças de outros modelos da marca

ford maverick hybrid xlt 3
A arquitetura eletrônica da picape facilita a instalação de componentes de outros modelos (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
04 de fevereiro de 2022 13:24

Já fazem algumas décadas que os carros trazem uma arquitetura eletrônica unificada para facilitar o processo de produção. No Chevrolet Omega GLS nacional, por exemplo, o proprietário pode instalar um farol de neblina apenas comprando a peça e o botão para acionar, todo o chicote da peça já vem com o carro. Donos da nova Ford Maverick descobriram que essa facilidade existe com peças de outros carros da marca.

Devido a sua proposta de simplicidade e ser feita para o trabalho, a picape Maverick vem apenas com painel analógico auxiliado por uma generosa tela digital. Mas por compartilhar a plataforma com o Escape, ela pode receber o painel 100% digital do SUV.

ford maverick com paniel e volante de escape
O painel funcionou e mostrou todas as funções, mas ainda precisa resolver alguns bugs menores como o marcador de combustível que marca metade da quantidade real que está no tanque (Foto: Tyvemattis, Maverick Truck Club | Reprodução)

VEJA TAMBÉM:

Plug and play

A descoberta foi feita pelo usuário Tyvemattis do fórum Maverick Truck Club. No tópico ele conta que encomendou um painel digital do Escape e instalou em sua Maverick XL (a versão de entrada), ele funcionou instantaneamente.

O painel mostra quase todas as funções, mas ainda existem alguns bugs: o marcador do tanque funciona com metade da escala, o tanque cheio fica marcado como meio tanque, a tela de descanso não funciona, o cruise control só é ativado com o carro parado e várias luzes de aviso referentes a funções que a picape não tem ficam acesas.

Mas avisos de cintos desatados, informações da música que está tocando e cálculo do consumo de combustível funcionam normalmente. O proprietário está esperando chegar outras peças: um volante com borboletas e uma alavanca de câmbio com modo manual, também do Escape. Na Maverick o câmbio traz a função “low” no lugar do modo sequencial.

Ele também possui um painel de ar-condicionado do EcoSport com comando para o volante aquecido, que deverá “conversar” com o volante do Escape. Um plano mais ousado dele é de trocar o motor 2.0 EcoBoost pelo 2.3 EcoBoost, usado no Ford Focus RS.

Tyvemattis comentou no fórum que comprou o modelo de entrada por ser o que tinha disponível a pronta entrega na concessionária. A fila de espera para a Ford Maverick nos EUA está tão grande que o fabricante precisou parar de aceitar novos pedidos para atender a demanda.

Outras peças que funcionaram na Maverick

ford maverick com volante de fiesta st
Outro usuário preferiu deixar sua Maverick mais esportiva com o volante do Fiesta ST (Foto: Kaytu, Maverick Truck ClubSave | Reprodução)

As modificações de Tyvemattis inspiraram outros proprietários. No fórum podemos encontrar um proprietário de Maverick híbrida instalando cruise control apenas com um volante de Escape e ativando a função com um scanner específico da Ford.

Outro usuário foi mais ousado e instalou um volante de Fiesta ST, que possui aro menor, empunhadura mais grossa e base reta. Isso conferiu um ar mais esportivo para a cabine e seus botões funcionaram para acionar as funções da picape. Esse usuário até trocou o botão do limitador de velocidade do Fiesta pelo do cruise control de outro volante.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário