Gasolina com chumbo reduziu QI de crianças nos EUA, revela estudo

Geração que nasceu entre 1966 e 1970 teria perdido, em média, 5,9 pontos de QI por causa da inalação da neurotoxina

escapamento duplo de carro visto de perto
Neurotoxina liberada na queima do combustível causa diversas doenças (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
10 de março de 2022 17:36

Você sabe o que é chumbo tetraetila? Trata-se de um elemento adicionado à gasolina, com o objetivo de aumentar a octanagem. O problema é que esse metal é tóxico: quando queimado junto com o combustível, libera partículas de chumbo no ar, que estão ligadas ao câncer, a doenças pulmonares e até a derrames cerebrais. E um estudo recente indica há também relação com a perda de inteligência em crianças.

A pesquisa, realizada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS), indica que crianças expostas à queima da gasolina com chumbo durante a primeira infância sofreram redução de QI. O estudo indica que a geração que nasceu entre 1966 e 1970 perdeu, em média, 5,9 pontos de QI por causa da inalação da neurotoxina.

VEJA TAMBÉM:

Nos Estados Unidos, o chumbo tetraetila começou a ser eliminado da gasolina no começo da década de 1980. Em 1996, a venda de combustíveis com esse elemento foi definitivamente proibida. Porém, crianças nascidas naquele ano ainda teriam sofrido os efeitos da neurotixina: o estudo do NAS indica uma perda média de 2,6 pontos de QI.

Brasil não vende gasolina com chumbo desde 1992

A boa notícia é que, no Brasil, os danos à população foram possivelmente menores. Isso porque a proibição do chumbo tetraetila à gasolina vendida no país ocorreu em 1992. E, como a frota nacional de veículos sempre foi substancialmente menor que a estadunidense, a emissão do metal à atmosfera também ocorreu em níveis menores.

No lugar do chumbo, o Brasil passou a adicionar etanol à gasolina, para permitir níveis adequados de octanagem. Só em 2021 o metal foi banido em nível mundial. Antes disso, permaneceu, durante cerca de um século, causando problemas de saúde e ambientais, já que também contaminou o solo, a água e a vegetação.

Gasolina brasileira está entre as melhores do mundo? Boris Feldman explica!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário