Gelo seco para preservar carro antigo? Colecionador usa em Porsche raro

Porsche 959 é um autêntico pré-série da década de 80; objetivo da medida é conservar ao máximo a originalidade do veículo

Por AutoPapo 16/02/21 às 19h07
porsche 959 pre serie
Modelo é um clássico da marca alemã (foto: YouTube | Reprodução)

Preservar um carro antigo da melhor maneira possível é uma preocupação primordial dos colecionadores. Um engenheiro alemão, porém, parece ter superado todos limites: para manter um Porsche 959 ano 1985, os proprietários utilizam jatos de gelo seco para lavar a carroceria. O objetivo é retirar a sujeira sem expor a pintura ou a lataria a danos ou umidade.

Qualquer Porsche 959 já pode ser considerado um clássico, mas o exemplar que recebe esse tratamento com gelo seco é ainda mais especial. Trata-se de uma das seis unidades pré-série do modelo, conhecidas pelo termo alemão Vorserienwagen: isso significa que ele foi construído de modo quase artesanal e serviu de base para os veículos fabricados em escala.

Assista ao vídeo do Porsche 959 Vorserienwagen:

Mas a história do veículo não termina por aí: ele foi dado pela Porsche ao engenheiro-chefe do projeto 959, Helmuth Bott. O profissional ganhou o esportivo de presente quando se aposentou na empresa alemã. Claro, o homem manteve sua máquina em excelente estado nos anos seguintes.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, o Porsche 959 Vorserienwagen está integrado à coleção Brumos. O gerente do acervo, Don Leatherwood, providencia vários “mimos” para o modelo: além dos jatos de gelo seco, ele roda periodicamente em um dinamômetro. Essa medida permite que a mecânica funcione em ambiente controlado: de quebra, o equipamento fornece várias informações sobre o veículo. As informações são do site Carscoops.

Porsche 959 é carro de corrida

O 959 é um dos automóveis mais icônicos da Porsche. O projeto foi desenvolvido para competir no Grupo B de rali: por isso, o projeto incluía motor 2.8 biturbo de 450 cv de potência e tração nas quatro rodas. E o bólido fez bonito nas pistas, vencendo, inclusive, o Rali Paris-Dakar em 1986.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário