Hackers vão ‘liberar’ serviço da BMW que cobra por assento aquecido

BMW anunciou que vai cobrar para disponibilizar assento aquecido na Coreia do Sul, mas hackers prometes desbloquear a função por valor mais acesssível

bmw ix 2023 frente grade
BMW anunciou que terá serviço de assinatura para disponibilizar assentos aquecidos para os clientes (Foto: BMW | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 21/07/2022 às 11h02
Atualizado em 22/07/2022 às 22h38

Há alguns dias, a BMW anunciou a chegada do seu serviço de assinatura para liberação de bancos aquecidos no mercado sul-coreano – que pode se extender até os outros países – com preços que partem, em conversão direta, de R$ 98.

A montadora alemã tentou justificar a atitude alegando que o serviço por assinatura é apenas para aqueles que não compraram assentos aquecidos quando o carro saiu da concessionária. No entanto, isso só piorou a situação da BMW, já que os bancos já vêm com hardware necessário instalado – porém só é funcional caso você pague ao fabricante.

VEJA TAMBÉM:

Agora, uma comunidade de hackers, que há alguns anos já trabalham destravando softwares da BMW, informaram à Motherboard vão ajudar os proprietários a desbloquear esses recursos por assinatura – claro que vão cobrar por isso, mas será um valor mais acessível.

De acordo com o portal, essas empresas fazem uma codificação do veículo e podem por exemplo, remover programas indesejados – como aqueles alertas sobre o uso do cinto de segurança. Agora, eles afirmam que podem também desbloquear os serviços por assinatura.

Paul Smith, é especialista em marketing de conteúdo da Bimmer-Tech, empresa de codificação BMW, e explicou como é possível disponibilizar o banco aquecido.

Enquanto a BMW possibilitar a ativação de assentos aquecidos, podemos oferecer isso. Se a BMW não permitir, o mesmo recurso pode ser adicionado com um retrofit de hardware, para que no final o motorista sempre consiga o que deseja.”

A codificação é realizada por neio de uma peça especial de hardware chamada cabo ENET junto com um aplicativo produzido pela BMW, o E-sys. Com o cabo, o software e algumas etapas gerando o código específico do carro, os donos de BMW podem alterar o software do veículo, de modo que permita o uso de alguns recursos que antes eram bloqueados na região.

BMW não é única que aposta em serviços de assinatura

Historicamente, os veículos são oferecidos em versões mais caras ou mais baratas, que se diferenciam no acabamento e na tecnologia embarcada, por exemplo, e cabe ao cliente escolher o que mais lhe agrada no momento da compra.

Em um passado recente, ára qualquer upgrade que você quisesse fazer no veículo era necessário ir até à loja. Mas hoje as coisas mudaram, já que muitas especificações podem ser alteradas através de softwares.

Tudo isso graças à proliferação de carros conectados à internet e a digitalização de quase todos os recursos que ele oferece. Por um lado, isso da mais conforto ao motorista, mas abre brecha para que as montadoras cada vez mais ‘empurrem’ a venda de atualizações de software como parte de seu modelo de negócios.

A Stellantis, por exemplo, espera US$ 22,5 bilhões em receita de software até 2030 – isso pode ser por meio de atualizações de desempenho ou talvez outros meios, como assinaturas de conveniência.

O setor automotivo não é o único afetado por essa onda de atualizações e serviços por assinatura. O ramo dos games, por exemplo, é outro bom referencial. Hoje, as desenvolvedoras lançam o jogo cada vez mais ‘crus’ e com o tempo vão lançando atualizações via rede com fases e personagens novos – alguns desbloqueáveis apenas através de transações.

E assim como no caso da BMW, em que o motorista pagou um bom consideravelmente alto por um dispositivo que já estava no carro, os players também pagam cada vez mais caros para se divertir com seus jogos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário