Carro queridinho do Senna está sendo leiloado por R$ 2 milhões!

Além de ser um dos carros queridinhos do lendário piloto brasileiro, Senna ajudou no acerto da suspensão do Honda NSX quando esteve no Japão

honda nsx type r branco
A unidade que está à venda apresenta uma pintura branca (Foto: Creative Commons | Wikipedia)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 15/03/2024 às 11h02

Um exemplar do supercarro Honda NSX-R de 1996 foi colocado para leilão na casa RM Sotheby’s. O veículo encontra-se em estado impecável, porém, o preço demandado pelo vendedor está consideravelmente acima da média de mercado, cerca de R$ 2,2 milhões.

Um ponto interessante sobre o Honda NSX-R é que o veículo contou com o piloto brasileiro Ayrton Senna no processo de produção, além de ter sido o primeiro automóvel produzido em série com toda a carroceria em alumínio.

VEJA TAMBÉM:

O exemplar à venda apresenta uma pintura branca e possui uma quilometragem de 18,5 mil quilômetros. Foi recentemente importado para os Estados Unidos. O veículo vem acompanhado de um conjunto completo de chaves, folhetos e documentos. Uma manutenção completa foi realizada, deixando o carro pronto para uso.

Senna e o Honda NSX-R

Após o Salão de Chicago, ocorrido em fevereiro de 1989, Ayrton Senna encontrava-se no Japão para testar o McLaren e o Honda. Durante sua estadia, os japoneses pediram que o brasileiro testasse o protótipo do Honda NSX na icônica pista de Fórmula 1 em Suzuka.

Na primeira oportunidade, Senna achou adequado pilotar o protótipo do NSX. “Não sei se sou a pessoa indicada para opinar sobre um carro de produção”, afirmou ele aos engenheiros da Honda.

Após a declaração do piloto brasileiro, os mecânicos nipônicos conseguiram aumentar a rigidez do esportivo em cerca de 50%, o que agradou Ayrton. Além disso, acredite se quiser, Senna ajudou no acerto da suspensão do Honda NSX.

Ele gostou tanto do Honda NSX, que usava o esportivo em suas estadias em Portugal. O modelo vermelho de placa SX-25-59 era um carro de serviço que pertencia à Honda Portugal, que o emprestava a Ayrton Senna sempre que ele ia ao país. Depois de sua morte a família do piloto preservou o que era dele aqui no Brasil.

Sobre o NSX

A primeira geração do Honda NSX foi comercializada nos Estados Unidos sob a marca Acura. Durante um período de 15 anos, de 1990 a 2005, mais de 18.000 veículos foram produzidos. No entanto, apenas 483 unidades ostentavam a designação NSX-R, sendo todas elas vendidas exclusivamente no mercado japonês como carros novos.

A versão R é 120 kg mais leve que a versão padrão, com a ausência de isolamento acústico, sistema de áudio, ar condicionado, pneu sobressalente e controle de tração. Os bancos Recaro apresentam estrutura de fibra de carbono, e são instaladas rodas forjadas leves Enlei. No entanto, mediante solicitação, quase todas as opções faltantes poderiam ser reintegradas.

O Honda NSX-R apresenta uma suspensão mais rígida em comparação com o modelo padrão graças ao piloto brasileiro. O motor 3.2 possui formalmente a mesma potência, com 294 cv. No entanto, foi montado com uma abordagem diferente de controle de qualidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário