O Hyundai i20 N é o HB20 que queríamos no Brasil — e foi premiado

O irmão europeu, e esportivo, do Hyundai HB20, o i20 N, foi coroado como o carro de performance do ano por uma renomada revisa britânica

hyundai i20 n azul frente fazendo curva forte em auodromo
Por trás do i20 N está o ex-chefe da BMW Motorsport (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
02 de dezembro de 2021 15:43

O Hyundai HB20 é admirado no Brasil por uma série de motivos, mas esportividade nunca foi um deles. Já seu irmão europeu, o i20, acabou de ser premiado pela Top Gear magazine como carro de performance do ano.

Claro que para levar esse premio é preciso ser uma versão especial, a revista elegeu a versão esportiva i20 N. Esse é o irmão menor do i30 N e do Veloster N, dupla que ameaça o reinado do Volkswagen Golf GTI como referência em hatch esportivo.

VEJA TAMBÉM:

Um irmão do HB20 com 204 cv

O Hyundai i20 é um hatch compacto feito para competir com o Volkswagen Polo na Europa e índia. Na versão N ele mira no Polo GTI, trazendo um motor 1.6 turbo de 204 cv e 28 kgfm. O cambio é apena manual de seis marchas.

Um hatch esportivo que leva o troféu de carro de performance do ano não pode ser feito apena de motor. O i20 N pesa apenas 1.190 kg e recebeu reforços em 12 pontos diferentes do monobloco para ficar mais rígido. A suspensão também foi preparada com componentes novos, tudo liderado pelo ex-chefe da BMW Motorsport, Albert Biermann.

A revista aprovou o carro por ser bom tanto dentro das pistas quanto nas estradas sinuosas da Inglaterra. O pequeno hatchback coreano desbancou carros muito mais potentes e caros, como o novo Porsche 911 GT3, o BMW M4, o Lamborghini Huracán STO e o Pininfarina Batista.

Não temos um HB20 N no Brasil. Mas se quiser ver um comparativo completo entro o HB20S e o Onix Plus, o Boris já fez:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário