Lada Niva volta a ser produzido poluindo mais e tão inseguro quanto antes

A histórica fábrica da Lada em Togliatti voltou a produzir o jipe Niva, que perdeu alguns equipamentos devido a guerra entre Rússia e Ucrânia

lada niva cinza sendo produzido na fabrica de togliatti na russia
O Niva perdeu o ABS e chamada de emergência (Foto: Lada | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
18 de julho de 2022 18:02

Os russos estão retornando com a produção de automóveis lentamente. Primeiro a Lada retornou com o sedã Granta, agora é a vez do tradicional Niva. Apesar de ser um projeto simples dos anos 70, o jipe voltou a ser produzido com simplificações devido às sanções que a Rússia está sofrendo.

Essa versão simplificada se chama Lada Niva Classic, ganhando o mesmo sobrenome que o Granta recebeu. Esse retorno da produção marca também a reativação da fábrica de Togliatti, que foi fruto de parceria entre a Fiat e os soviéticos nos anos 60.

VEJA TAMBÉM:

As mudanças do Niva Legend, modelo anterior a simplificação, para o Classic consistem na retirada de: sistema antibloqueio dos freios (ABS), chamada de emergência via 4G (Era-Glonass) e do sistema de controle de poluentes que fizeram o carro regredir da norma Euro 5 (de 2009) para a Euro 2 (de 1996).

O Niva já não tinha airbags ou pré-tensionadores dos cintos de segurança, portando o ABS foi a única baixa em segurança em um carro que já não era seguro. Alguns confortos foram mantidos, como a direção hidráulica, vidros elétricos, e preparação para sim com dois alto-falantes.

O preço do Lada Niva Classic é de 819.900, equivalente a R$ 76.056 em conversão direta no momento do fechamento dessa notícia. Com o governo russo adquirindo as operações da Renault na Rússia, corre o risco do Duster ser feito pela Lada.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Luis Bogdanov Kussarev 24 de julho de 2022

Carro raiz! Inquebrável,durável e resistente! Sem frescura desnecessária! Hoje,por um bug de sistema,se bobear,nem dar a partida no motor você consegue!!!

Avatar
José HABIB 19 de julho de 2022

As mudanças do Niva Legend, modelo anterior À simplificação…

Avatar
Hawlk.Y 18 de julho de 2022

Cara de prato(Putin) deveria era tomar vergonha e por fim ao conflito, não é só a Ucrania que está ferrada economicamente…

Avatar
Deixe um comentário