Mercedes revela volante que refresca as mãos

Funcionamento da tecnologia presente no volante da Mercedes é similar ao dos assentos ventilados. Data de produção ainda não foi divulgada

Volante da Mercedes será capaz de soprar ar que e frio
Volante da Mercedes será capaz de soprar ar que e frio (Foto: Carbuzz | Reprodução)
Por Bernardo Castro
07 de fevereiro de 2022 18:12

A Mercedes-Benz entrou com um pedido de patente no escritório de marcas alemãs para registrar um novo volante capaz de ventilar as mãos do motorista. O portal Carbuzz teve acesso à essa informação e, de acordo com os registros observados, o volante seria capaz de soprar ar, tanto quente quanto frio, através de um “pote” central.

Para isso, a Mercedes posicionaria um duto de ar em alguma abertura do volante. Dessa forma, o ar sairia por esse “pote” e seria dispersado ao centro da parte responsável pela condução do veículo. O funcionamento do dispositivo é similar ao fluxo de ar de assentos ventilados, porém, o ar sai de um lugar diferente.

VEJA TAMBÉM:

A Mercedes ainda considerou um sistema de controle climático para a mudança das temperaturas no volante. Com isso, espera-se que quando o condutor optar por passar de uma temperatura baixa para alta, ele não sinta imediatamente essa mudança de calor através de suas mãos. Algo como se a mudança na temperatura acontecesse aos poucos, e o motorista não tenha um “choque térmico”.

Uma outra possibilidade é controlar o sistema manualmente, assim como já acontece nas saídas de ar dos carros convencionais. Nesse caso uma alavanca, ou futuramente um botão, seria o responsável por controlar os flaps e palhetas para o motorista fazer o sistema funcionar quando bem entender.

A Mercedes ainda incluiu diferentes ajustes do fluxo de ar no volante, permitindo que o motorista direcione o vento em um local específico, ou de forma mais abrangente. Com isso ele pode, por exemplo, concentrar o ar apenas em suas mãos, ou direcioná-lo também à parte superior do seu corpo.

A fabricante, no entanto, ainda não iniciou a produção de sua tecnologia e nem confirmou quais modelos serão equipados com ela.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Armen Loussinian 7 de fevereiro de 2022

Nossa! Que maravilha da tecnologia! Será que vão inventar mais alguma coisa útil?
Que tal esses técnicos/engenheiros se preocuparem, por exemplo, comm algo para substituir os rudementares limpadores de parabrisas?

Avatar
AVELINO PESSANHA LEITE 7 de fevereiro de 2022

CONCORDO COM ARMEN .

JÁ PASSOU DA HORA DE CRIAREM COISAS, BEM MAIS ÚTEIS PARA OS CARROS .

EXEMPLO: – ACABAR DE VEZ COM LIMPADORES DE PARABRISA, ESTEPE, RETROVISORES EXTERNOS, ETC..

Avatar
Deixe um comentário