[VÍDEO] Mobil detona carros elétricos em anúncio: ‘pelo amor de dirigir’

Empresa, em um cenário distópico, sugere que o mundo conectado é ruim e que a liberdade está em dirigir livremente pelas

comercial mobil 1
No comercial, cabos limitam a vida das pessoas (Foto: Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 24/07/2023 às 08h30

A gigante pretrolífera ExxonMobil, maior produtora de óleo sintético do mundo, parece estar preocupada com o futuro dominado pelos carros elétricos. O enredo do vídeo gira em torno de uma espécie de sociedade distópica, no qual as pessoas arrastam muitos cabos elétricos pesados. Eles acompanham as pessoas em todos os lugares – em casa, no trabalho e até mesmo em uma corrida.

  • No final, um homem encontra forças para se libertar da “prisão” e parte livremente para o horizonte em uma caminhonete. Aparentemente, o vídeo utiliuzou um Chevrolet Colorado ZR 2 com motor a diesel.
  • Aparentemente, a ExxonMobil protesta contra a ideia de dependência total da eletricidade, e esta mensagem pode ser interpretada como uma espécie de protesto contra o desejo das montadoras globais de mudar para a tração elétrica. A rejeição global dos motores de combustão interna pode acarretar grandes prejuízos financeiros para a empresa, que tem entre seus itens de receita óleos para motores e fluidos de transmissão.

Veja o comercial:

Manutenção de carro elétrico

O que muita gente não sabe é que a manutenção e revisão de carros elétricos são bem mais simples e baratas quando comparado com um motor a combustão.

  • Utilizando o Renault Kwid como exemplo, já que oferece os dois modos de propulsão, a versão com motor elétrico tem cerca de 15% a menos de componentes que a opção térmica, o que facilita na manutenção. De acordo com especialistas, o alívio no seu bolso pode chegar a até 80%.
  • O principal motivo por trás dessa diminuição no custo é a quantidade de peças móveis presentes em cada um, assim como itens de desgaste. Enquanto o modelo a combustão possui cerca de 400 componentes, o a bateria possui apenas 50.
  • Por exemplo, o motor do carro elétrico não precisa de lubrificante – que no modelo nos veículos a gasolina devem ser trocados a cada 5 mil ou 10 mil km – então esqueça do cárter, da bomba e do filtro de óleo da sua manutenção.
  • Como a combustão foi erradicada nesse segmento as velas de ignição também desapareceram, pois não há a necessidade de centelha para fazer a explosão da mistura ar-combustível.
  • Já que ele é ‘abastecido’ por energia elétrica, pode cortar da sua despesa também os gastos com bomba de combustível, filtros (de ar e combustível) e mangueira, além de virabrequim, biela e corrente/correia dentada.
  • Quer saber mais sobre manutenção de carro elétrico? Clique aqui!
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cesar 25 de julho de 2023

Esse aí deve ser mecânico kkkk
Eu tenho um e realmente a manutenção é bem mais baixa

Avatar
Avalia Carros 24 de julho de 2023

No artigo, só faltou dizer que um carro elétrico custa o DOBRO do seu respectivo a combustão! Parabéns a MOBIL. Abaixo as TRANQUEIRAS 100% ELÉTRICAS. Que voltem para a tumba da qual nunca deveriam ter saído.

Avatar
Laercio 25 de julho de 2023

Alienado

Avatar
Bob Eco 24 de julho de 2023

Sentiu, hein?

Avatar
Deixe um comentário