Montadoras brasileiras se tornam fazendeiras na Argentina

Para não perder dinheiro, filiais brasileiras investem em terrenos, salas e até fazendas para driblar bloqueio de remessas

fazenda com criacao de animais Montadoras fazendeiras
Fazendas se tonaram bom negócio para neutralizar emissões (Foto: Shutterstock)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 10/01/2023 às 17h15

Montadoras sempre tiveram um olhar especial para fazendeiros. Afinal, o setor agrícola investe em veículos para manter a produção. Mas montadoras se tonarem fazendeiras é algo novo. E é o que está acontecendo na Argentina.

Filiais brasileiras de marcas que exportam carros para o mercado argentino passaram a investir em imóveis na terra dos hermanos. Mas não se trata de uma estratégia de diversificar investimentos com especulação imobiliária, mas uma forma de assegurar o dinheiro dos automóveis enviados para lá.

VEJA TAMBÉM:

Isso porque o dinheiro arrecadado das exportações, fica retido por até 360 dias por lá. É possível gastar a grana em solo argentino, mas não transferir para outros países.  A regra do Banco Central argentino entrou em vigor no final de junho de 2022. Trata-se de uma forma gerar lastro na delicada saúde financeira na terra de Papa Francisco.

E para evitar prejuízos com a oscilação cambial. As filais brasileiras têm aposta na compra de imóveis. Na lista há de salas a até fazendas. Mas não significa que fabricantes estão criando gado para suprir a demanda por couro dos bancos ou plantando grãos para produzir biocombustível ou fibras ecológicas. As montadoras se tornaram fazendeiras para não deixar que inflação corroa seu dinheiro.

Quem explica é o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. “As marcas têm aplicado esse dinheiro em fazendas para neutralizar emissões de carbono. Outra maneira é comprar imóveis para estabelecer sedes próprias, o que reduz custo com alugueis, além de preservar caixa e não correr risco a eventual desvalorização cambial”, explica o executivo.

Não seria nada mal “cultivar” bife de chorizo. É ou não é?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS SILVA 11 de janeiro de 2023

bunenos

Avatar
Deixe um comentário