Montadoras chinesas ameaçam fabricantes europeus

Chefão da Stellantis, pede ajuda de políticos do continente europeu para conseguir enfrentar as gigantes chinesas que estão chegando com tudo por lá

han byd carros chineses portal
Se políticos europeus não tomarem alguma medida, as marcas serão obrigadas a buscar mão-de-obra mais barata (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 10/01/2023 às 18h03
Atualizado em 11/01/2023 às 14h56

A indústria automobilística chinesa vem apresentando um crescimento avassalador nos últimos anos. E por conta disso, se consolidando como uma das principais no mercado mundial. A expansão considerável das montadoras chinesas na Europa e mercados americanos significa que cada vez mais vamos ter opções quando se trata de escolher nossos futuros carros.

Por mais que isso seja empolgante para nos consumidores, o crescimento da indústria automobilística chinesa não está agradando nem um pouco as montadoras ocidentais. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse a repórteres na CES, em Las Vegas, que as empresas europeias enfrentariam uma “luta terrível” contra as gigantes chinesas se os políticos do continente não agissem para ajudar grupos como Stellantis, BMW e Volkswagen.

VEJA TAMBÉM:

“A diferença de preço entre os veículos europeus e chineses é significativa. Se nada mudar na situação atual, os clientes europeus da classe média recorrerão cada vez mais aos carros das montadoras chinesas. O poder de compra de muitas pessoas na Europa está diminuindo visivelmente.” Disse, Tavares.

Montadoras chinesas

O chefe da Stellantis ainda afirmou que as montadoras europeias não têm condições de concorrer contra as chinesas porque os regulamentos na Europa fazem com que os veículos fabricados na região sejam cerca de 40% mais caros do que os modelos rivais produzidos no mercado mandarim.

Tavares completou dizendo que caso os políticos europeus não protegerem as indústrias locais, a montadoras serão forçadas a transferir a produção para países mais baratos. Uma manobra para reduzir custos e competir em pé de igualdade com produtos chineses.

Para contextualizar, o modelo 100% elétrico MG4 EV básico custa mais de US$ 13.000 (R$ 72 mil) a menos que a opção de entrada do Volkswagen ID.3.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 12 de janeiro de 2023

Aqui no Brasil isso nunca vai acontecer,governo rebenta de impostos qualquer fabricante que chega por aqui.

Avatar
Leandro 11 de janeiro de 2023

Olá Pedro. Essa última frase ficou estranha. Não deu para entender … o MG4 custa $ 13.000 a menos?

Avatar
Deixe um comentário