Ford começa a vender motor elétrico do Mustang Mach-E

A Ford Performance começou a vender o motor elétrico do Mustang Mach-E por menos da metade do valor de um V8 5.0 Coyote do Mustang GT

ford f 100 eluminator concept branco frente
Uma F-100 recebeu dois motores elétricos para divulgar esse lançamento (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/11/2021 às 11h33

No catálogo de peças da Ford Performance você pode comprar um motor V8 5.0 Coyote do Mustang GT novo para instalar no carro que quiser. Essa tradição foi seguida com o Mustang Mach-E GT, seu motor elétrico agora é vendido para quem quiser fazer um projeto elétrico.

A Ford lançou esse motor vendido separadamente no SEMA Show 2021 e também levou ao evento uma picape F-100 1978 equipada com essa mecânica. O motor elétrico foi chamado de Eluminator, ele produz 285 cv e 43,8 kgfm. Caso o consumidor queira usar um para cada eixo, como no Mach-E GT, a força combinada fica em 486 cv e 87,6 kgfm.

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O número de peça desse motor no catálogo é M-9000-MACH-E. O preço dele é de US$ 3.900 (R$ 22.200 em conversão direta). Menos da metade do valor de um V8 5.0 Coyote na especificação do Mustang GT, que custa US$ 9.500 (R$ 54.077).

A Ford F-100 Eluminator

A F-100 levada para o Sema abandonou todos os cromados e agora traz grades, para-choques e frisos pintados no mesmo tom de branco da carroceria. A exceção fica por detalhes como os emblemas, rodas e frisos da tampa da caçamba, com detalhes em laranja.

Essa poderia ser apena mais uma picape preparada com motor V8, mas o interior entrega que sob a carroceria dos anos 70 esconde muita tecnologia: console central, bancos, volantes e a central multimídia vieram do Mustang Mach-E. No cofre do motor, feito para motores big-block de até 7,6 litros, está um dos motores elétricos e ainda sobrou espaço para um porta-malas.

Puristas já devem estar se descabelando com toda essa modernidade em uma picape antiga. Mas é bom lembrar que na época as picapes americanas traziam no máximo um ar-condicionado como item de conforto. E o motor mais potente oferecido na F-100 em 1978 era um V8 6.6 de 171 cv.

A F-100 Eluminator é apenas um exemplo de como poderão ser os hot-rods elétricos que veremos nos próximos anos. Os motores elétricos produzem bastante torque e são compactos, permitindo projetos mais criativos e bastante velozes.

Fotos: Ford | Divulgação

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1 Comentário
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Sir.Alves 8 de novembro de 2021

O motor elétrico é bem mais barato mesmo… o problema são as baterias mesmo. Vai ver quanto custa uma de 60kWh…

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