Motoristas profissionais com CNH vencida e toxicológico pendente tem até abril para fugir das multas

Escalonamento estabelecido pelo Contran para realização do teste e da carteira permite regularização sem penalidades

cnh e caminao
A regularização vai até abril para alguns e até março para outros (Imagem: AutoPapo | Lucas Silvério)
Por AutoPapo
Publicado em 08/03/2024 às 10h12

Motoristas das categorias C, D e E com CNH vencida e das mesmas categorias com exames toxicológicos pendentes, poderão, até o fim de abril, regularizar sua situação e evitar multas. As datas foram estabelecidas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito -, que estabeleceu um escalonamento para a regularização do teste seguindo a data de vencimento da carteira.

VEJA TAMBÉM:

O escalonamento estabelecido pelo Contran, por meio de deliberação nº 272 de 26 de janeiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União, aponta que:

  • Os motoristas com CNH com data de vencimento de janeiro a junho, independentemente do ano, têm até 31 de março de 2024 para realizar o exame. Se perderem o prazo, poderão ser multados no início de maio, no valor de R$ 1.467,35.
  • Os motoristas com CNH com data de vencimento de julho a dezembro, independentemente do ano, têm prazo até 30 de abril de 2024. Se perderem o prazo, poderão ser multados no início de junho, no valor de R$ 1.467,35.

Para o presidente da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), Renato Borges, a oportunidade permite aos condutores regularizarem a CNH vencida e o toxicológico pendente é prática e conveniente.

É uma oportunidade para que milhões de motoristas consigam renovar a sua CNH vencida junto ao toxicológico pendente, e assim ficar livre das penalidades”, ressalta.

A obrigatoriedade da realização do exame está estabelecida na Lei Nº 14.599, de 19 de junho de 2023. Além da multa, o Código de Trânsito Brasileiro, também prevê perda de sete pontos na CNH.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário