Aprenda a consultar multas pela Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo CDT traz muitas funções que ajudam a vida dos motoristas brasileiros; consulta e pagamento de multas com desconto são duas delas

homem segura chave do carro e celular com aplicativo carteira digital de transito aberto
Indicação de condutor infrator é uma das funções do aplicativo CDT (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
04 de maio de 2022 12:48
Com Serpro

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Esse é um app que vale baixar! Ele oferece facilidades como: ter a versão digital da carteira de motorista e dos documentos do veículo no celular, disponíveis mesmo quando não há rede de internet, além da consulta e pagamento de multas com desconto.

VEJA TAMBÉM:

Desconto no pagamento de multas

Um dos recursos mais interessantes é a possibilidade de, via CDT, aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e passar a receber as notificações de infrações no seu dispositivo, com chance de poder fazer pagamentos das multas com 20% ou até 40% de desconto.

Confira, abaixo, algumas questões relacionadas ao gerenciamento de multas de trânsito.

Como fazer para ver as multas na CDT?

A maneira mais fácil é: na tela inicial, acessar o botão Infrações, e depois escolher entre “Consulta por veículo” ou “Consulta por infrator”.

Assim que o fizer, aparecerá a lista de infrações cometidas pelos veículos de sua propriedade, cuja condução não foi contestada, na ordem “Vencidas”; “A vencer” e “Pagas”.

Como migrar multas do SNE para a Carteira Digital?

Não precisa fazer migração, nem cancelar nada no Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE). Basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e gerenciar suas infrações.

Como recorrer de uma multa na CDT?Ainda não é possível recorrer de multas via aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso essa seja sua opção, acesse o Departamento de Trânsito (Detran) do estado no qual a multa foi cometida, ou outro órgão autuador, se for o caso.

celular com aplicativo carteira digital de transito em frente a carteira nacional de habilitacao cnh
(Foto: Shutterstock)

Alterar condutor infrator

No aplicativo CDT, após verificar sua infração, aparecerá um botão para indicar “Real infrator”, ou seja, a pessoa que estava conduzindo o veículo. Esse botão dará acesso a um formulário em papel que deverá ser preenchido, anexado aos devidos documentos, assinado e entregue no órgão autuador, conforme legislação.

Ou o cidadão poderá procurar o atendimento on-line do órgão que o autuou (Detran, DER, Prefeitura, etc) para indicar o real infrator.

Como faço para ver os veículos de uma empresa na CDT?

As multas que aparecem na carteira digital de trânsito são aquelas que se referem a veículos registrados em seu CPF. Veículos de empresas, ligados a CNPJs, não aparecem na CDT. Mas podem ser gerenciados por meio do SNE web.

Boletos sem desconto – o que pode estar ocorrendo?

Confira se todas as condições para obter desconto estão satisfeitas:

  • O órgão autuador aderiu ao SNE (veja esta lista)
  • Você aderiu ao SNE (procedimento que se faz no próprio aplicativo CDT)
  • Você reconheceu que cometeu a infração (ação realizada na própria CDT) e não possui defesa prévia, recurso, contra essa autuação;
  • A Notificação de Autuação e a Notificação de Penalidade foram enviadas por via eletrônica;
  • A Notificação de Penalidade não está com data vencida.

Mais orientações para gerenciar minhas infrações na CDT?

Você pode consultar um passo a passo neste neste link, da CDT.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário