Nokia pode impedir Mercedes de vender carros na Alemanha

Justiça deu parecer favorável à empresa que produz telefones em briga para que a fabricante de automóveis pague devidamente pelo uso de tecnologia

Por AutoPapo19/08/20 às 13h45

A Nokia venceu uma ação judicial sobre tecnologia de conexão móvel contra a Mercedes-Benz e agora detém o poder legal de encerrar a produção alemã da montadora. O Tribunal de Justiça Alemão afirmou que precisou tomar uma decisão que favorecia a Nokia porque a Daimler não estava disposta a cumprir as regras existentes para as chamadas “patentes essenciais padrão”.

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“Os fatos mostram que a Daimler e seus apoiadores no caso não estão dispostos a tirar uma licença”, disse o tribunal em um comunicado. A decisão poderia permitir à Nokia impedir a Daimler de vender veículos na Alemanha, mas isso exigiria que a empresa de telefonia apresentasse uma garantia de 7 bilhões de euros (US $ 8,3 bilhões) em um processo separado.

A Daimler, detentora da Mercedes, disse que não espera que a Nokia busque uma proibição de vendas. As montadoras na Europa dependem da tecnologia para permitir que seus automóveis tenham conectividade eletrônica.

De acordo com reportagem da Automotive News Europe, a Nokia busca apenas cobrar taxas por carro em vez de conceder licenças aos fabricantes de peças para os componentes que produzem. Como resultado, alguns fornecedores, incluindo Continental e Robert Bosch, estão apoiando a Daimler no litígio.

central multimídia e painel digital do Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC estacionado próximo a agua
Tecnologia de conexão móvel da Nokia está presente em grande parte dos carros de luxo europeus (Foto: Mercedes | Divulgação)

Supostamente, pelo menos no que diz respeito aos componentes específicos atuais encontrados em muitos carros de luxo modernos, a Nokia tem muito peso no fornecimento. O cerne da questão levada à justiça é como a Mercedes paga pela tecnologia de conexão móvel desenvolvida.

BMW e Volkswagen, por exemplo, já concordaram em pagar o que – e como – a Nokia pede.

A empresa de tecnologia ainda tem dois outros processos abertos contra a Mercedes por questões semelhantes.

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