Nova CNH entra em vigor nesta quarta-feira (1º); veja as mudanças

Mudança no documento estava prevista desde dezembro de 2021; motorista só precisará trocar quando for renovar a carteira de motorista

Nova CNH agora tem o verde e o amarelo como cores predominantes
Carteira de motorista trará diversos incrementos para aumentar segurança ((Fotos: Contran | Reprodução))
Por AutoPapo
30 de maio de 2022 14:03

A partir desta quarta-feira (1º de junho), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a nova CNH ficará “mais moderna” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, a nova CNH 2022 facilitará o uso em outros países.

VEJA TAMBÉM:

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

Mudança não é obrigatória

A substituição da antiga carteira de motorista pela nova CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

Como é a nova CNH

cnh2022 tabela veiculos
Tabela de veículos que o condutor está apto a dirigir estará na nova CNH 2022

Conforme previsto na resolução – que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova CNH 2022 a trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

A nova carteira de habilitação adotará uma nova cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

A mudança no modelo da CNH não irá afetar a validade, que agora é de 10 anos para quem tem até 50 anos. Outros fatores relacionados com a habilitação como o limite de pontos também não irão mudar para quem tiver a nova habilitação.

De Agência Brasil

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
yuri 3 de junho de 2022

E a placa Mercosul que não bate os furos com a maioria dos carros atuais? Igual a tomada do PT, só gambiarra que não existe em lugar nenhum.

Avatar
Cláudio 2 de junho de 2022

Coisa de deputado desoculpado..

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 1 de junho de 2022

TRATA-SE NOVAMENTE DE MAIS UMA ENCHEÇÃO DE SACO PARA NOS AZUCRINAR.
Ao invés de o governo vir com mais esta bobajada, deveria – isto sim – conceder carteiras de motorista somente aos que – de fato – sabem dirigir bem.

Avatar
Dantoim 31 de maio de 2022

Continua sendo um cartãozinho verde de boa sorte e se vire sozinho pra aprender as mazelas do trânsito brasileiro! Com as auto escolas que temos? Continua sendo A piada de mal gosto!

Avatar
Dantoim 31 de maio de 2022

Continua sendo um cartãozinho verde de boa sorte e se vire sozinho pra aprender as mazelas do trânsito brasileiro! Com a auto escolas que temos? Continua sendo A piada de mal gosto!

Avatar
Deixe um comentário