Nova Ford Ranger Raptor é apresentada — e pode vir para o Brasil

A nova geração da Ford Ranger Raptor ficou ainda mais capaz no fora de estrada e agora oferece a opção de um motor V6 biturbo a gasolina

ford ranger raptor vermelha fora de estrada frente
A nova geração d Ranger Raptor está confirmada para Ásia, Europa e EUA (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
22 de fevereiro de 2022 11:36

A nova geração da Ford Ranger foi apresentada no final de 2021 com uma gama completa, mas ficou de fora a versão de performance Raptor. A espera terminou e, baseado nas especificações, essa nova geração da Ranger Raptor possui chances de chegar ao Brasil.

Na geração anterior da Ranger Raptor o chassi foi muito elogiado mas o motor turbodiesel era considerado subdimensionado para a proposta. Agora a picape esportiva traz a opção do o motor V6 3.0 EcoBoost a gasolina sob o capô. O 2.0 diesel biturbo da geração anterior também é oferecido.

VEJA TAMBÉM:

Para o mercado norte-americano e Austrália o V6 a gasolina ele é acertado para produzir 397 cv e 59,4 kgfm. Na Europa ele recebe uma programação mais branda de 288 cv e 50 kgfm para atender as normas de emissões mais rígidas. Existe uma possibilidade da Ranger Raptor vir para o Brasil com esse V6, já que ela não possui capacidade de carga de 1 tonelada para poder ser homologada com motor diesel por aqui.

Nem só de motor é feita a nova Ranger Raptor

Como a Ranger ficou com desenho mais próximo da série F nessa nova geração, a versão esportiva ficou ainda mais parecida com a irmã maior F-150 Raptor. Por dentro a picape recebeu vários apliques em vermelho, bancos esportivos com mais apoio lateral e volante com uma marcação no topo igual a usada em carros de rali.

Sob o para-choque vem uma proteção para o cárter, motor e caixa de transferência feita em aço de alta resistência com 5,8 cm de espessura. Ela ganhou ganchos de reboque na dianteira e traseira, itens inexistentes na geração anterior.

Chassi de um verdadeiro fora de estrada

A Ranger Raptor anterior trazia um eixo traseiro diferente da ranger comum, com molas helicoidais no lugar do feixe de molas semielípticas. Esse conceito foi mantido, trazendo agora amortecedores da Fox Racing mais refinado e com 50% menos fricção que o modelo usado anteriormente.

A suspensão independente na dianteira foi reforçada para aguentar os impactos dos saltos que essa picape pode realizar. Os braços dela são feitos em alumínio e o curso total da suspensão foi aumentado para 29 cm na dianteira e 25 cm na traseira.

A tração é integral permanente e possui uma caixa de transferência com reduzida. O câmbio de dez marchas é usado com ambas motorizações. A Ranger Raptor traz um seletor de terreno que otimiza os controles eletrônicos para auxiliar o motorista, que inclui um modo “Baja” para quem deseja acelerar a picape longe do asfalto.

O sistema de escapamento possui uma válvula ativa e três modos diferentes: Normal (mais quieta), Sport (o som fica mais alto) e Baja (o escapamento fica direto e ainda mais barulhento, recomendado para o uso fora de estrada). Outro controle eletrônico é o Trail Control, que é um cruise control para o fora de estrada. Ele controla a velocidade até 32 km/h e o motorista precisa se preocupar apenas com a direção.

Segundo a Ford da Austrália, a nova geração da Ranger Raptor é capaz de realizar uma volta em sua pista de teste tão rápida quanto um hot hatch. Pode parecer pouco para um veículo de quase 400 cv, mas é importante lembrar que estamos falando de uma picape pesada e feia para o uso fora de estrada.

Fotos: Ford | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 22 de fevereiro de 2022

A frente ficou feia.. sem graça… já traseira ficou bacana. O problema será o PREÇO! Na sua garagem por apenas 500.000,00! Aceitamos seu apartamento como entrada + 36x de 10.000,00.

Avatar
Eduardo Teixeira Kull 22 de fevereiro de 2022

Por enquanto, prefiro manter o “modo São Tomé” ligado: SÓ ACREDITO VENDO!

Avatar
Deixe um comentário