Nova tecnologia da Toyota vai te ajudar a não esquecer crianças e animais no banco traseiro dos carros

A Toyota garante que o Cabin Awareness é o dispositivo de segurança mais tecnológico e moderno para desempenhar essa função

toyota connected north america dispositivo alerta0crianca esquecida carro
Dispositivo da Toyota detecta as pessoas através dos batimentos cardíacos (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
02 de junho de 2022 12:32

No ano passado, os Estados Unidos registraram 23 mortes de crianças que foram esquecidas no interior de veículos que superaqueceram. Pensando em evitar essa fatalidade, a Toyota Connected North America (TCNA), centro de inovação da montadora nos EUA, apresentou o sistema Cabin Awareness, capaz de detectar pessoas e animais de estimação em toda a cabine do veículo.

O conceito, em si, não é totalmente novo e outras fabricantes já apresentaram projetos com ideias semelhantes, mas a Toyota garante que o funcionamento do seu dispositivo de segurança é mais eficiente.

VEJA TAMBÉM:

Ele funciona através de um radar de ondas milimétricas embutido no teto, que capta o menor dos movimentos – por exemplo, vibrações do corpo causadas pela respiração ou batimentos cardíacos. Se instalado em minivans, a tecnologia detecta não apenas as pessoas acomodadas nas três fileiras de assentos, como também no compartimento de bagagem, podendo classificar o ocupante de acordo com o tamanho, postura e posição.

A Toyota garante que o dispositivo funciona mesmo se o animal ou o indivíduo estiver com o corpo coberto por um cobertor, por exemplo. Se detectado a presença de alguém no interior do veículo, sinais como: luzes de advertência no painel de instrumentos, uma buzina, luzes de emergência e notificação no smartphone do proprietário do carro, são acionados.

Também é possível enviar mensagens de alarme para números pré-gravados no sistema de bordo ou comunicar-se com serviços de emergência.

O Cabin Awareness será testado através da May Mobility, empresa americana especializada em carros autônomos e parceira da Toyota. Através dela, uma frota de minivans Toyota Sienna vão testar o dispositivo nas vias públicas do Michigan e do Texas ainda esse ano.

A Ford fez, no ano passado, uma experiência para mostrar os riscos de se esquecer alguém dentro do veículo fechado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 2 de junho de 2022

Sabe o que é isso? Celular na mão! WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok… tudo isso é mais importante do que ter atenção aos próprios filhos!

Avatar
Deixe um comentário