Novo limite de pontos da CNH já está valendo? E a validade maior?

Apesar de ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados, Projeto de Lei que faz alterações no CTB ainda precisa passar pelo Senado

Por AutoPapo 29/06/20 às 13h54
Saiba como solicitar a renovação de CNH pela internet e pessoalmente. Andar com o documento vencido é infração gravíssima.
Novo limite de pontos ainda precisa ser aprovado pelo Senado (Foto | AutoPapo)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última semana o Projeto de Lei 3267/19, de autoria do Poder Executivo, que reformula o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre outras medidas, o texto aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 10 anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração. Mas fica a dúvida: o novo limite de pontos da CNH já está valendo?

Assim como as demais mudanças, listadas abaixo, o novo limite de pontos ainda precisa ser aprovado pelo Senado e receber um parecer positivo do presidente Jair Bolsonaro. Vale lembrar que se o Senado fizer alterações na matéria, ela volta para a Câmara dos Deputados.

Caso o substitutivo seja aprovado sem questionamentos, as mudanças entram em vigor 180 dias após a publicação da lei.

VEJA TAMBÉM:

Novas regras de trânsito

Aumento do limite de pontos da CNH para até 40

Ficou definida uma escala com três limites pontuação para que a CNH seja suspensa: com 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; ou 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima.

  • Retenção de CNH

Na penalidade por dirigir com velocidade 50% superior à permitida na via, o deputado Juscelino Filho retirou a apreensão da CNH e a suspensão imediata do direito de dirigir. Esta suspensão passará a depender de processo administrativo. Recentemente, o Superior Tribunal Federal tomou decisão que contraria essa entendimento.

  • Validade da CNH

De acordo com o substitutivo, a carteira terá validade de 10 anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de 5 anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.

Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.

Os motoristas que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) deverão renovar a cada cinco anos.

Quem pode renovar a CNH durante a pandemia? Boris Feldman explica:

  • Recall obrigatório para o licenciamento anual

Além de instituir o novo limite de pontos da CNH, o texto aprovado torna a convocação de concessionárias para o reparo de defeitos nos veículos uma condição para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento para o recall.

  • Passagem de motocicletas entre veículos de faixas adjacentes no mesmo sentido da via

Entretanto, o texto define os seguintes critérios:

  1. Havendo mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda. – Havendo faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo à esquerda da pista, esta será desconsiderada para passagem de motocicletas.
  2. Não será admitida a passagem entre a calçada e os veículos na faixa a ela adjacente.
  3. A passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas laterais deve ocorrer em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos.
  4. Os órgãos locais poderão implementar áreas de espera específicas para esses tipos de veículos  junto a semáforos, imediatamente  à frente da linha de retenção dos demais veículos, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
carteira nacional de habilitacao cnh foto tjmg
129 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Arcangelo vanitelli 8 de abril de 2021

CNH AE É só 20 ponto o 40 ponto

Avatar
Valmir Ribeiro Fonseca 6 de abril de 2021

Quero saber se o presidente vai pagar o toxicológicos

Avatar
fabiana magda alves 16 de fevereiro de 2021

Nunca levei nenhuma multa ,pelo oq eu entendi e com 40 pontos que perco minha habilitaçao ,e só com um ano que eu renovo ela?

Avatar
Skura 28 de novembro de 2020

Meu filho foi multado no interior em agosto por conta da pandemia não recebi a notificação,liguei para o órgão da Cidade e me informaram que não sabiam como iria ficar porque nada estava funcionando, baixei o aplicativo da carteira digital e encontrei lá a autuação dizendo que enviaram a notificação em 06/11/2020 hoje dia 28 e correio não me entregou e nem tenho como recorrer ou indicar condutor,como provar que não recebi a notificação no prazo?

Avatar
Mércia Maria de Lira 24 de novembro de 2020

afinal de contas esta ou ñ vendo os 40pontos?

Avatar
Carlos Augusto Di pace 10 de novembro de 2020

Como está minha pontuação?

Avatar
Adriane 19 de outubro de 2020

Bom dia preciso de uma informação perdi pontuação na carteira de CNH nessa nova mudança vai apagar ou vou ter mais pontuação com a nova mudancas.ja esta valendo os 40 pontos.

Avatar
Valmir Pereira Monteiro 22 de setembro de 2020

Bom dia preciso de uma informação perdi pontuação na carteira de CNH nessa nova mudança vai apagar ou vou ter mais pontuação com a nova mudancas

Avatar
Rogerio 5 de setembro de 2020

Boa noite a minha esposa levou quatro multas e a moto está em meu nome,perdi 20 pontos na CNH posso recorrer, posso perde minha CNH?

Avatar
Rosiane Matos Tavares 10 de novembro de 2020

Bom dia amigo, é só você e sua esposa comparecerem ao detran da sua cidade e preencher um documento que de chama: indicação de real condutor, onde ela assumirá que estava pilotando a moto e os pontos serão transferidos para ela.

Avatar
Skura 28 de novembro de 2020

Acho que deveria ter passado os pontos para carteira da sua esposa,tem um prazo para indicar após receber a notificação.

Avatar
José Valdir da Rosa 1 de julho de 2020

Gostaria de saber se quem está em validade automaticamente passará a ter direito aos dez anos ou só após renovar é que passará a valer

Avatar
Douglas José Pereira Alves da Rocha 1 de julho de 2020

O motorista profissional que leva a sociedade nas costa, faz horários impossíveis não serão beneficiados!
Achei pouco plausível, pois nós além de se dedicar integralmente atendendo clientes e respectivamente a sociedade, muitas vezes temos que fazer o impossível pra fazer a entrega e finalizar o contrato! Mas quem vai ser beneficiado é quem pega o carrro fim de semana kkkk

Avatar
Júlio dos santos carriel 1 de julho de 2020

Verdade amigo caminhoneiro isso é coisa de Granfino nós q somos trabalhadores não tem nada

Avatar
Edmilson sil 12 de julho de 2020

Programe-se mrlhor, otimize sua agenda que seu trabalho será feito sem maiores correrias. É só saber trabalhar

Avatar
Valmir Ribeiro Fonseca 6 de abril de 2021

Essa lei do toxicológicos e uma vergonha

Avatar
Francisco Tavares Neto 1 de julho de 2020

Bom dia! Acho que deveria retirar muita coisa que estão na postila, como primeiro socorro e mecânica isso não tem nada haver com CNH … O cidadão encontrar muito obstáculos para adquirir CNH, acho que deveria costa ,na posta informações somente trânsito etc…. A CNH tinha que ser permanente como CPF ID. Etc… Renovação é maneira de encher o bolso etc..

Avatar
Mauro Fernando 1 de julho de 2020

Gostaria de saber se a pontuação das ditas primeira Habilitação, que por ora, é 7 pontos limite, haverá alguma mudança? Obrigado.

Avatar
jose augusto prado 22 de novembro de 2020

Fui pego cortando um carro na faixa contínua e dirigindo de chinelo e esqueci minha cnh qual é a multa e quantos ponto

Avatar
Adenilson da costa viana 1 de julho de 2020

Sou adenilson tenho 45 anos nao sou abilitado mas concordo com a nova regras de transto mas so vale so para aqueles que dirigem inregula boa noite

Avatar
Osni Teodoro Bustamante 30 de junho de 2020

A CNH tem que ser duas categorias : profissional e amadoras . Como era antigamente e esses amontoados de exames elaborados pelos parlamentares assim como radares principalmente o exame toxicológicos e as autoridades especialistas sabem disso que serve pra encher cofres públicos . Então estão criando um problema somente para nós vender a solução. E não adianta reclamar protestar porque os parlamentares não estão preocupados com trabalhadores nem tão pouco com a nossa população pois eles sempre acham uma maneira ou outra em tirar proveito da situação . Nessa vou discordar o nosso presidente Jair Bolsonaro nesse quesito CNH nota zero. Deveria ter deixado tudo como estava era só tirar esse absurdo chamado exame toxicológico que tem um sobrenome chama se deputado Juscelino filho do que eu não sei , a única coisa que eu sei e que esse deputado agride a classe trabalhadora que exerce atividades remuneradas : ou eu estou errado? Prestem bem atenção quando forem votar . Valeu ?

Avatar
Gomes 30 de junho de 2020

Não adianta fazer ou aquilo, pra mudar o CTB , só precisa fazer cumprir as leis neles, agora ficar escondido atrás de árvore pra multar, atropelar alguém,no outro dia aprarecepaga fiança e tudo bem, omissão de socorro, isso devia rasgar CNH, prisão fechada, isso sim ,recebe o aplauso poderosos , cumprir normas , e respeitar CTB.

Avatar
Vanio Silva 30 de junho de 2020

A minha CNH vence dia 09 de outubro de 2020. Será prorrogada para 5 anos, uma vez que tenho 67 anos.

Avatar
Cu 20 de julho de 2020

Sei não

Avatar
André leiro 30 de junho de 2020

Essas mudanças na lei serve para quem anda errado e só beneficia a eles mesmo, pois o profissional que trabalha de motorista na renovação continua com 5 anos e não vejo muitas melhoras e fica muitas lacunas em aberto.

Avatar
Ricardo 30 de junho de 2020

Boa noite,concordo plenamente nova lei da renovação da CNH.
Apesar deu ter 51 anos vou renovar 5 em 5 anos.
Quem tem menos 10 em 10 anos,vai aliviar no bolso dos brasileiros.

Avatar
Roque 30 de junho de 2020

Aliviar no bolso do brasileiro e levá-lo a cometer mais erros como se já não bastasse né.
Acho sim, que era necessário essa atualização do direito de dirigir…haja vista também é necessário que faça justiça quanto ao sujeito que não cumprem as leis de trânsito.
10 anos é muita coisa.
Até acho que o sujeito…cidadão qualquer deveria possuir cata de motorista só após os 28anos de idade.

Avatar
Josuel 30 de junho de 2020

Tem outra questão também , este negócio de agente de trânsito ter autonomia pra aplicar muitas é muito controvérsia, Fui injustamente multado em 800,00 e sete pontos na carteira, alegação , transitar em via de canalização, ocorre que tive que ultrapassar a faixa de demarcação pra acessar um hospital e socorrer uma criança, sendo que solicitei aos canalhas dos agentes de trânsito que estavam no local, OSASCO SP) e autorizaram , logo pra minha surpresa chegou a multa..
Agora outra, minha preocupação nestas mudanças, com as cadeirinhas , forçaram a barra , absurdo até crianças de 10 anos, vão caçar muitas multas de quer jeito com esta prerrogativa, imagina os motoristas de aplicativos vão ter que fazer oque, proibir uma mãe ou um pai entrar no carro,mesmo indo ou saindo de um hospital..??

Avatar
Jose Orlandovilela 30 de junho de 2020

Já atingiu os 21 pontos o que que eu faço o que que eu faço agora já recebi o comunicado do Detran

Avatar
Conceição da Fonseca Paradela 30 de junho de 2020

Boa noite tenho 24 pontos uma só tenho gravíssima está 2018 nem sabia fiquei sabendo meus pontos em março justamente quando entrou quarentena

Avatar
ANDREIA DA SILVA OLIVEIRA MARTINS 30 de junho de 2020

Eu renovei minha CNH em março ,de 2020 ela também terá validade para 10 anos ? Ou vamos ter que renov as de novo ??

Avatar
Cosme 30 de junho de 2020

Só que o Detran deve ver as pessoas que aluga o carro pra as pessoas trabalhar e a multa tá vindo pra os proprietários deve ter um aplicativo para que quando a pessoa aluga o carro ou empresta a pessoa assumi a partir do momento que está com o veículo si não aí fica fácil eu toma muitas e o proprietário pagar pelo erro de outra pessoa

Avatar
Francisco Paiva de Almeida filho 30 de junho de 2020

Como fica o caso de quem renovou antes dessa mudança

Avatar
Lucas Alves jurumeira 30 de junho de 2020

Caso seja aprovado essa nova lei quem está com o processo de suspensão anterior a lei e obrigado fazer reciclagem

Avatar
Francisco das Chagas Amaral de Lima 30 de junho de 2020

O povo brasileiro conseguiu ganhar uma do congresso.
Obrigado Presidente

Avatar
Qeduardo 24 de novembro de 2020

Presidente vagabundo miliciano

Avatar
Mauro luiz hoffmann 30 de junho de 2020

Não concordo a lei tem kui ser igual para todos

Avatar
Carlos 30 de junho de 2020

Boa noite abençoado a todos
Bem acho eu que quem faz a leis de trânsito samos nós,a gente que dirigi carros e motociclista, temos que dirigir pra gente pra quem tá de lado e quem tá atrás, temos que dirigir pra (4)eles deveriam tirar estes radares estes pardas, que são cofres de multas e arrecadação de dinheiro,ao bolso do povo, deveria ser como antes não tinha tanta barbaridade no trânsito, eu sou a bilitado deis de 1986 nunca bati nem levei multas de trânsito até hoje conheço um bom pedaço do Brasil então estás leis de trânsito pra mim não muda nada

Avatar
Rafael Oliveira 30 de junho de 2020

Acho que esse negócio de renovação de carteira de habilitação tem um único objetivo: ” fonte de renda” para os Estados e nada mais. Se o sujeito fez e passou em todos os exames, então, ele está preparado para o resto da vida; isso acontece em qualquer profissão. Já imaginou se todo mundo que se formou numa profissão tivesse que ficar se reciclando…

Avatar
Luiz rodrigues de oliveira 30 de junho de 2020

Motorista de onibus taxista caminhoneiro todos nós fazemos reciclagem só amador fica de boa e tudo custa dinheiro somos lezados para gerar emprego para classe média que só fica cm a bunda na cadeira

Avatar
Roberval Cruz 30 de junho de 2020

Porque pessoas com idade inferior a 50 anos tem 10 anos de habilitação. Deveria haver algumas excessoes.No meu caso tenho 62 anos com o prontuário limpo, deveria obter 10 anos de carteira

Avatar
Antônio Silvanio 30 de junho de 2020

Eu acho que motoristas com renumeração a validade fosse de 10 anos e a pontuação zerase

Avatar
Carla 30 de junho de 2020

Eu cumpri 6 meses de suspensão da carteira por culpa de um farol piscando no amarelo entrei com recurso pessoalmente, nesse dia o atendente conferiu no computador dele, que eu não estava mentindo, não adiantou nada ,paguei multa recebi 7 pontos ficando 22 pontos , prazo suspend terminou em maio , não consigo fazer curso de reciclagem que por sinal irá terei que pagar , espero que essa Lei seja aprovada rápida e sua retroatividade aplicada

Avatar
Luck Calchetti 30 de junho de 2020

É, mas o custo do valor do exame anti-doping ainda fica obrigatório e por conta do condutor. E se eu não tiver dinheiro para fazer o exame, sou obrigado a rebaixar minha CNH e se eu precisar novamente da categoria atual terei que fazer todos os exames novamente que saem ainda mais caro do que o antidoping. Isso é injusto, se não aceitar, fico sem CNH e perco em definitivo. Pobre só se fode neste país!

Avatar
José Antônio rodrigues 30 de junho de 2020

Boa tarde!

Minha opinião a validade p/ 10 anos a idade deveria ser até os 55 categoria “B” doméstico!

Avatar
Sebastião Domingo da Silva. 30 de junho de 2020

Concordo plenamente com você José Antonio

Avatar
Dorival 30 de junho de 2020

Pois é jente pra quem a carteira é uma ferramenta de trabalho a DNIT teria que sinalizar melhor pois no estado de minas gerais tem radar lá que temos que ter uma bola de cristal pra saber.ailevamos ponto na carteira em uma rodovia cujo radar está lá medindo velocidade 40 kmhoras.

Avatar
Celio 30 de junho de 2020

Quem esta com prossesso administrativo por ter atingido 20 pontos. Tem direito nessa nova regra. De 40 pontos.

Avatar
Kleber maia Gonçalves 30 de junho de 2020

Quem tirou a cnh antes da lei que vai entra em vigor agora o prazo de validade continua o mesmo

Avatar
Adriano theodoro 30 de junho de 2020

Eu acho que motoristas remunerados que dependem da habilitação pra viver, é que teria de ter 10 anos pra renovar a habilitação pois é o nosso ganha pão, melhoram pra os motoristas mais novos beberem , atropelarem, matarem,aí pagam um fiança e ficam por aí de boa ,nosso Brasil vai de mal a pior mesmo , não vi em que isso melhorou ,da discrença desse nosso país

Avatar
Alvina da Cruz 30 de junho de 2020

Eu gostaria de dar minha opinião de que quando uma pessoa for fazer sua primeira prova da CNH e que ela reprovar nas ruas, depois
que ela for marcar o reteste para fazer a prova novamente e que ela estiver passado na baliza, fazer de um jeito que faça a prova novamente apenas nas ruas e não ter que fazer a baliza novamente se ela já passou na primeira vez.

Avatar
Dener Silveira 30 de junho de 2020

Se ela já passou na primeira vez, não terá problemas em passar novamente!

Avatar
Gilmar 30 de junho de 2020

Deveria ser 10 anos a renovação da CNH para motorista de ônibus, caminhoneiro, motorista de aplicativo e de táxi

Avatar
Tiago rosa a silva 30 de junho de 2020

Bom dia minha CNH venceu 27/05/2020 gostaria de saber quantos messes eu posso dirigir com minha CNH vencida

Avatar
Lorrany 30 de junho de 2020

30 dias após o vencimento.

Avatar
Arildo de Paulo 30 de junho de 2020

Minha CNH venceu em março não consegui renovar ainda posso dirigir com ela vencida até quando

Avatar
Penha Elizabeth Quinto 30 de junho de 2020

Por favor gostaria que aqui em franca nos aposentados por invalidez tirar a CNH de graça nos não podemos pagar e muito caro nos só temos o salário mínimo muitos nem recebe

Avatar
Jorge cartano do nascimento 30 de junho de 2020

Tenho 40 anos de habilitação ( clase D). Minha carteira esta cassada,sou motorista de caminhão e preciso trabalhar,fiz a reciclagem, peguei a carteira e ela foi cassada, pois tinha uma multa no sistema,e lançaram a multa após a reciclagem,como faço para recuperar minha habilitação.Acho que não agiram corretamente, pois esperaram eu fazer a reciclagem para lançar a multa no sistema.

Avatar
Cibele Soares dos anjos 30 de junho de 2020

Eu acho um absordo essa nova lei de qualquer jeito eles procura tirá dinheiro da gente porisso que eu não só partido nem um eles só procura piora as coisas pra que tanta mudanças na CNH pra roubar mais.

Avatar
Eliane 30 de junho de 2020

Eu acho que tinha que facilitar mais no exame de direção quem vai fazer e um aprendiz não e ainda motorista.

Avatar
Paulo Roberto Calabrez 30 de junho de 2020

Lembrando que a minha CNH foi adquirida em 1969 a 51 anos atrás, nunca tive um multa ou advertência e conheço o Brasil do Oiapoque ao Chuí, dirigia carreta, ônibus, todos os tipos de carros, só como um lembrete
*

Avatar
Fernando conde 30 de junho de 2020

Muito bom pra gente trabalha de motorita

Avatar
Edneia ferreira 30 de junho de 2020

Tinha que muda é a lei pra quem mata no trânsito sem ter carteira…pois mata e depois paga fiança, e sai em leço e ah vida vale quando???então muda isso Né!

Avatar
Guilherme 30 de junho de 2020

Exatamente. Aqui é terra sem Lei. O cara mar no transito, paga fiança e amanhã sai dirigindo.

Avatar
MÁRCIO DA SILVA RAMOS RAMOS 30 de junho de 2020

ESSES POLÍTICOS: SÓ FAZEM ÀS COISAS FICAREM MAIS COMPLICADAS! PORTANTO, POLÍTICOS, VCS TÊM QUE MUDAR A LEI PARA QUEM MATA NO TRÂNSITO DE FORMA DOLOSA. PARA QUE 20, 30. E 40 PONTOS? SÓ NO BRASIL MESMO! RETIRA ESSES TRÊS NÚMEROS E DEIXAR SOMENTE UM…NO ENTANTO, ISSO PARA IR MAIS GRANA PARA O BOLSO DESSES POLÍTICOS. VERGONHOSO BRASIL!..

Avatar
Marco Antônio 30 de junho de 2020

Concordo com você Ednéia separaria os bons motoristas dos PÉSSIMOS MOTORISTAS.

Avatar
Paulo Roberto Calabrez 30 de junho de 2020

Quanto vai custar uma CNH com vencimento de 10 anos, de 5 anos e 3 anos, deve ter um valor diferenciado, porque não fazer valer aos que tem mais de 70 anos como FREE pois já pagaram o suficiente para ter este benefício, pense!

Avatar
Pedro 30 de junho de 2020

As leis e feitas para punir disciplina os
irresponsáveis e desobediente,mas aqui ficou clar”que as punições e multas,e para os que obedece as leis. Assim fica difícil sobreviver! Pode ver que so beneficiar jovens irresponsáveis.

Avatar
ivan donizete da silva 30 de junho de 2020

como faco para renovar cnh com essa pandemia… corro risco de levar multa se estiver conduzindo veiculo com cnh vencida

Avatar
Davi 30 de junho de 2020

Tem tantas coisa para munda de lei neste país pôr exemplo a lei na segurança para brasileiro quando eles estão tirando vidas matando e estrupando fazendo coisa terrível,eles não mudam logo está lei ,agora a lei para trânsito eles mudam logo porque vai dá dinheiro bastante, isso e uma vergonha …nós brasileiros nós só precisamos de vcs governadores , segurança saúde educação coisas que nos brasileiros não temos , estamos cansados de vcs não fazer nada,está na hora de vcs muda para melhor!!!

Avatar
TIAGO APARECIDO COSME 30 de junho de 2020

As pessoas que esta com processo de suspensão de um ano da cnh … Com essa nova lei muda alguma coisa? Ou a suspensão continua valendo?

Avatar
Júlio 30 de junho de 2020

as leis do nosso país só é favorável aos errados quê país é esse ,e até quando vai ser isso, é um absurdo muito jovem conduzindo veículos bêbados atropelando matando pessoas inocentes e às leis só é pra beneficiar eles fica a minha designação

Avatar
Aguiar 30 de junho de 2020

Espero que o nosso presidente não aprova isso pois nós proficionais não tivemos nenhum benefício sobre isso cambadas de pilantras foram todos contra o projeto de Bolsonaro alteraram tudo só beneficiaram os playboys

Avatar
Jose 30 de junho de 2020

Deveriam alterar o tempo de punição iniciando em 60 dias, 180 é muito tempo

Avatar
Gerson Rosa Camargo 30 de junho de 2020

as pessoas mais idade sempre penalizada como se ser mais velhas fosse doença tem que ser penalizada por essa corja de políticos vagabundos guê não sabe nada do ser humano

Avatar
Cezar_Lobjj 30 de junho de 2020

Eu exerço atividade remunerada e essa nova lei , que nada nos beneficiou “ será porque esses hipocritas nenhum dirige caminhão “ ? Acho ridículo e o cúmulo essas novas regras de leis , eles fazem o que querem, é isso mesmo tudo contra o que o Presidente estava pensando e querendo , que é beneficiar todos os motoristas independente das categoria . Bando de víboras malditas !!!

Avatar
Brito 30 de junho de 2020

Não estender o benefício de 10 anos para renovação de CNH aos de idades maiores de 50 anos … É no mínimo preconceituoso, parte da premissa de que estes são menos capazes. A regra geral não pode nem deve ser restritiva sem a análise específica de cada caso que deve ser verificados por médico da área.
Caso contrário, teremos o contra senso de ter o INSS, por exemplo, dizendo que o maior de 50 é plenamente apto para o trabalho, enquanto o órgão de trânsito “afirmaria” que este é menos “apto” ao restringir lhe o tempo de renovação de CNH. Caso específicos devem ser analisados em separados por médicos da área independentemente da idade do condutor, até porque a qualidade de vida e a longevidade das pessoas tem se aumentado muito nos últimos tempos, ao menos segundo a previdência.

Avatar
Adilson Azevedo de Brito 30 de junho de 2020

As pessoas que já estão com processo de cassação de carteirinha por ter atingido 25 pontos, o processo será finalizado ou terá o benefício da mudança?

Avatar
Elisvaldo da Silva 30 de junho de 2020

Eu tô invergonhado com os homens que mudao as leis no Brasil porque sempre quem têm mais de 50 anos é penalizado por quasa dos irresponçaveis até porque quem analisa os projetos de lei alguns temprivilergio por ter motorista pago por nós que eles não vê com bons olhos

Avatar
Sergio 30 de junho de 2020

Na logica das coisas, deveria ser como a previdencia entro da visao de que eu aguento trabalhar para aposentar sempre mais tarde porque jugam que eu estou novo e posso trabalhar, porque, para dirigir estou apto só até aos 50 anos e depois vai diminuindo de 10 para 5 anos?

Avatar
Luciano Andrade 30 de junho de 2020

Tenho 46 anos renovarem a minha habilitação em 2022 acho que essa Lei só irá beneficiar os jovens e as responsáveis motoristas desse nosso País, tendo em vista que com 23 anos de habilitação eu nunca tomei uma multa e mesmo trabalhando de motorista profissional e motoboy. O meu vizinho tem 10 anos de carreira já fez reciclagem 3 vezes por andar embriagado por velocidade alta enfim e são beneficiados com essas leis toscas e que só beneficiam aqueles que andam de forma errada, é ainda para arregaçar a bagaça o cara com 50 anos vai se foder tendo que fazer renovação a cada 3 anos puta que pariu essa é de matar qualquer um de raiva.

Avatar
Marcos Roberto 30 de junho de 2020

Luciano, além de ser fraco em Português tu é muito burro.
Renovar a habilitação de 3 em 3 anos é só após os 70 anos.

Avatar
Leonardo Carvalho 30 de junho de 2020

Você não deve ter lido ou interpretado corretamente. Com a nova lei. Condutores a partir dos 50 anos irão renovar a CNH de 5 em 5 anos. De 3 em 3 anos serão os motoristas a partir dos 70 anos.

Avatar
Edson Ferreira dos Santos 30 de junho de 2020

Ô Luciano aparti dos 50 anos renova carteira de 5 em 5 anos, não é de 3 em 3 não

Avatar
Jack Taylor 30 de junho de 2020

Não mudou nada para quem já tem 50. Porém para jovens inexperiente e incapazes, foi um presentão.

Avatar
Marcos henrique 30 de junho de 2020

Ótima noticia,assim acaba com a mafia de renovação e de cursinho que não soma nada na educação e conscientização na cabeça de ninguém
Mas na minha opinião eu acho que as penas tinham que ser mais pesadas para os motoristas que forem pegos embriagados

Avatar
Vera Lucia 30 de junho de 2020

Concordo plenamente, o que deveria mudar são valores para se obter a habilitação e menos burocracia em possui las. Acho um absurdo os valores, e a pressão que a gente sofre no Detran, é horrível, parece que a gente está pedindo esmolas e não pagando muito caro por esses serviços. Um absurdo!

Avatar
Luiz 30 de junho de 2020

Não e o meu caso mas, acho q multas com velocidade acima do permitido de 20% ,.nao deveria ser validada e sim qdo o % for acima desse % o q caracteriza infraçao e lógicamente multa.

Avatar
Edson Alves Vieira dias 30 de junho de 2020

Eu trabalho de motorista a mais de 20 anos tenho 48 anos vou renova no ano de 2023 não vou zufruir desta lei pois já vou tar com 51 anos acho muito injusto

Avatar
Alex 30 de junho de 2020

Mesmo que vc tivesse 20anos, vc não poderia zufruir . Porque pelo o que eu entendi tem ATIVIDADE remunerada vai continuar renovando a cada 5 anos .

Avatar
Alex 30 de junho de 2020

É está sendo muito benefíco pra quem tem atividades remunerada ajudou muito. O trabalhador nunca vai ter algo de valor pelo governo .

Avatar
Leandro Santos Lima 30 de junho de 2020

Renovei minha carteira este ano o limite é 5anos aí o detran vai mandar outra carteira 10 anos ou vai continuar a mesma 5anos

Avatar
Antonio de Sousa Machado 30 de junho de 2020

Minha carteira vai vencer 2024 tenho ,54 anos vou receber outra carteira atualizada?

Avatar
Marcelo 30 de junho de 2020

Gostaria de sempre que for efetuar a prisão de um veículo as autoridades efetue o pedido da habilitação do que está no momento com a condição porque tive um situação em que vendi uma motocicleta e dei alguns dias para o rapaz transferir e nesse meio tempo ele encheu a carteira da minha esposa de multa as autoridades teria que punir o que está presente no momento no local não o proprietário que as vezes é inocente nesse caso peço uma atenção nisso ai

Avatar
LEONARDO SERGIO BEZERRA TAVARES 30 de junho de 2020

Nesse caso Vc tem o comprovante de venda validado pelo cartório e só apresentar ao despachante no Detran que ele as medidas cabíveis para a transferência de pontuação para o condutor infrator

Avatar
André Luiz 30 de junho de 2020

Acho desnecessário esse aumento do tempo de renovação,o que deveria ser feito é a obrigatoriedade de uma reciclagem a cada renovação,pois,exitem péssimos motoristas

Avatar
Yuri wemerson 30 de junho de 2020

palhaçada ele só puxa para o lado dele

Avatar
Arlindo 30 de junho de 2020

Valida para 10 anos a carteira até 49 anos , pois fala em 5 anos idade igual ou superior a 50 , eita Brasil.

Avatar
Ademilson Gonçalves da Rocha 30 de junho de 2020

Essa mudança e necessário pois teabalho com transporte de caminhão realiso entregas em são Paulo onde existe muitas restrições para caminhão na maioria das vezes no local onde a entrega vai ser realizada e restrito das 05 as 21. Horario de recebmento das 08 as 16 sendo assim consegui acumular muitos pomtos e estou prestes a perder minha abilitação . Como trabalhar ?

Avatar
WALTENCIR SILVA CORDEIRO 30 de junho de 2020

Só não concordo e acho correto a determinação de que a validade de renovação das CNHs seja de 10 anos somente até 50 anos
Pois se forem analisados dados e estatísticas de trânsito e ocorrências do dia dia poderam observar que quem provoca maior índice de problemas no trânsito estão abaixo desta faixa etária
Até quando neste país o idoso vai pagar a conta pelos erros e responsabilidade dos mais novos
Waltencir

Avatar
Andre vieira becker 30 de junho de 2020

Essas leis só favorece pessoas que não depende dá habilitação motorista de onibus só se lasca quando vão olhar para nos profissionais no transporte público ninguém tem olhos para nos isso é uma vergonha trabalhar com onibus não e fácil

Avatar
maria do carmo D.ortiz 30 de junho de 2020

Nao vai sair a Lei de fazer provs teórica estudando em kz?Fazer aulas práticas em seu carro com condutor com mais de 5 anos de Habilitacao?e simulador pra q? qem faz de moto nao tem aula prática na rua

Avatar
Ronaldo Cavalcante de Sousa 29 de junho de 2020

Eu acho isso uma palhaçada ,
Pra que, que serve nossas opções e opiniões

Avatar
Paulo Gomes 29 de junho de 2020

Acho que todos deveriam ser orientados,e manter velocidades mínimas dirigir com responsabilidades a carteira deveria ser definitiva apenas isames de 2 em 2 anos e manter os motorista ativos e dar condições a pessoas que já dirigem e não tem habilitação com um menor preço para adquiri-la…

Avatar
Marcos Nicolay 29 de junho de 2020

E os deficientes físicos qual o prazo para renovar a CNH ?

Avatar
Valdeci Fernandes da Luz 29 de junho de 2020

É impressionante o texto elaborado sem a mínima conectividade. Uma pessoa com 49 anos e onde meses faz sua renovação da CNH até os seus 59. Já o 50tão, até os seus 55 anos. É lamentável esse texto!!!

Avatar
Edison bento furtado 29 de junho de 2020

Eu renovei minha CNH em fevereiro.categoria AD.agora ela vale por dez anos.e o toxicológico vale ainda.obrigado

Avatar
Joelson Miranda 29 de junho de 2020

Boa noite eu quero saber se o motorista vai conseguir sequi às regras porque tem gente que não consegui dirigir Nei pra eles que pro outro eu acho que vai ter muita imprudência no trânsito

Avatar
Deguinaldo augusto da Silva 29 de junho de 2020

A validade para dez anos voltou ao normal, antes de 1991 a validade era 10 anos habilitação não tinha fotos, ex alguns policiais da antiga ao abordar os condutores solicitava identidade e habilitação, de qualquer forma acaba com a máfia dos din-din, tem que amarra lei 9503 com código penal, pq tem condutores que pensa que só ele sabe dirigir, parabéns para essa atitude da desblocratizaçao.

Avatar
Marcos 30 de junho de 2020

As pessoas devem aprender a dirigir!

Avatar
Edvaldo Lima 29 de junho de 2020

A alteração do prazo pra renovação da CNH é otima,mas sou contra o aumento do limite da pontuação porque pra mim aumentaria os casos de imprudência e acidentes.

Avatar
Zilmar dos reis nunes 29 de junho de 2020

Essas pessoas que são contra aumentar pontuação é porque não dependem da carteira pra trabalha.usam pra passear nos finais de semana.quanto aumentar pra dez anos tem que ser até os 70 por que só os jovens vão ter vantagens. Dos 50 até os 70 são luçidos.

Avatar
Andre vieira becker 30 de junho de 2020

Eu concordo não deveria ter pontuação ja que eles querem roubar cobra a multa na data para não gerar pontuação isso é uma forma de roubar onesto

Avatar
Rafael carolino 29 de junho de 2020

Não acho errado aumento de pontuação pq quem trabalha com app vive dentro do carro
E não dirigi ao de vez em quando,e as vezes vacilamos com multas leves e vc pode olhar q até quem dirigi pouco comete erros

Avatar
Ivete 30 de junho de 2020

Exato …Bem isso..q está na estrada diáriamente tem mais acesso do q quem cai uma ou outra vez.. N q seja imprudente..

Avatar
Helder 30 de junho de 2020

Acho q vc só leu q iria aumentar a pontuação e não a forma q seria isso. Se vc levar 3 multas gravíssima continua os 20 pontos, se for só uma gravíssima sobe para 30 e se não tiver nenhuma gravíssima vai para 40 pontos entendeu agr.

Avatar
Nei Batista Dos reis 29 de junho de 2020

Boa tarde ou bom dia não sei q horas vcs receberam este comentário gostaria de saber se quem renovou a carteira agora em junho tá enquadrado na pontuação de 40 pontos tá tbm no direito de renovar por 10 anos tbm minha categoria e B remunerada tenho 54 anos

Avatar
Viviane Gomes Rodrigues 29 de junho de 2020

Quem renovou o ano passado, só daqui 10 anos?

Avatar
Dalvan 29 de junho de 2020

Sim passa ater validade de 10 a os

Avatar
Jorge 30 de junho de 2020

Que trabalha só 5 anos

Avatar
Severino Mariano da Silva 30 de junho de 2020

Eu só vi aí a pontuação se não levar multa então não adianta de nada oq Bolsonaro prometeu fica a mesma coisa pra nós profissional

Avatar
João batista de oliveira 30 de junho de 2020

E os caminhões que troca o escapamento por um por outro com autos ruídos não é notificado

Avatar
Delimar Ribeiro da Silva 30 de junho de 2020

Eu acho quê essa lei só vai beneficiar os jovens quê só faz besteira no trânsito eu tenho 59anos vou fazer 60em fevereiro de 2021nunca tive problemas cm acidentes está lei têm que beneficiar os más experiente

Avatar
Jorge caetano do nascimento. 30 de junho de 2020

Cassar carteira de habilitação de um profissional,e deixar o mesmo sem trabalho é muita covardia.

Avatar
Leandro 29 de junho de 2020

Não só a partir do momento em que a lei for assinada
Estará valendo
Ou seja a data sers apartir do dia em que for sancionada pelo governo federal

Avatar
Marcos Nascimento 29 de junho de 2020

Não. A lei somente terá validade 180 dias após a sua publicação no DOU (diário oficial da união). Esse prazo se chama vacatio legis, ou seja o tempo para que a lei tenha validade.

Avatar
Helder 30 de junho de 2020

Bom dia ainda não foi aprovado nada.

Avatar
Roberval Cruz 30 de junho de 2020

Deveria haver algumas ercessoes porque da direito a pessoas com menos de 50 anos ter 10 anos de habilitação,para beber bebidas alcoólicas saírem com carros e atropelaram pessoas ou até matar.E ruim,deveria sim da este direito para motoristas que tem um prontuário limpo.Que tenha responsabilidade e faça uso em seu trabalho.Com idade 55 a 65 anos.Não para pessoas irresponsáveis.

Avatar
adauto de moraes leitao 1 de julho de 2020

precisava muda essa lei de voce perder sua abilitacso ser cassada e ter que tira outra de novo minha esta cassada dependo do carro pra trabalha trabalho de pintor e eu estou muito precisando da carta de volta pra poder trabalha e nessa eu fico preso nao posso tira outra ja minhas conficao nao da agora tenho que espera ate o ano que vem pra tira outra e minha vida fica parada numa cituacao dessa isso dai prejudica muitos caminhoneiros pais de familia que precisa trabalha pra sustenta sua familia e agora minha abilitacao fica fica broqueada e nao consigo fazer abisolutamenta nada da vida minha carta e profissional entao perco a carta e tenho que tira tudo de novo comeca do zero eu nao acho justo isso perde uma coisa que sacrifiquei muito pra pagar o abilitacao e um estrumento de trabalho nosso dependemos dela por peco ao exelenticimo senhor presidente e deputados tira essa lei de perder a carta porque isso esta prejudicando muitos trabalhadores outra coisa tem muitos advogados que aproveita da cituacao pega dinheiro da gente fala que resolve o poblemas da abilitacao eu nao resolve nada porque entrei na justica so perdi dinheiro e advogado abandono o processo

Avatar
Deixe um comentário