Projeto de Lei pode te isentar de pagar multas!

Projeto de Lei no Senado quer converter alguns tipos de infração em advertência de forma automática, desde que o motorista cumpra alguns pré-requisitos

Por Boris Feldman29/06/20 às 07h30

Projeto de Lei no Senado prevê a conversão automática da infração leve ou média em advertência – caso o motorista não tenha cometido a mesma infração nos últimos 24 meses. Mas essa conversão já está prevista no código, só que não é automática.

O dono do carro tem que pedir a autoridade de trânsito para converter a infração média ou leve em advertência – caso ele não seja reincidente nos últimos 12 meses, e não em 24 meses como está no Projeto de Lei.

Então, caso esse PL seja aprovado, as infrações leves e médias serão automaticamente convertidas em advertências. Nesse caso, o motorista não terá que pagar a multa e nem os pontos negativos registrados no prontuário.

Autoridade de trânsito aplicando multa de trânsito ao motorista do carro
Motorista não precisará mais pedir para que sua infração leve ou média seja convertida em advertência (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Maurilio s Amorim 30 de junho de 2020

    Deveriam também tirar multa injustas multas graves que não foi cometida pelo dono nem pelo próprio veiculo .aconteceu comigo me sinto furtado pelo o órgão emissor.

  • Avatar
    Valdivino de bonfim 30 de junho de 2020

    Deviam retirar mesmo e não só multa como o IPVA também. Porque a gente não sabe pra onde vai este dinheiro corretamente. Este dinheiro não é aplicado corretamente. Nossas estradas estão cheia de buraco.

  • Avatar
    Gisele Desplanches da Silva 30 de junho de 2020

    Poderiam isentar veículos de IPVA com mais de 15 anos. Aqui em Santa Catarina só fica isento fabricado até 1985 aff é em outros estados vizinhos veículos com 15 anos já fabricado não paga IPVA só Santa Catarina acontece isso alguém pode me responde o porque isso?
    E sobre as multas é uma máquina de dinheiro não sabem mais como prejudicar o cidadão daí fazem isto. Aff

  • Avatar
    José Carlos 30 de junho de 2020

    Existe a lei de conversão de multa leve ou médias em advertências, porém meu pai levou uma leve e fizemos o recurso p conversão pois ele é habilitado a 58 anos e nunca levou multa alguma, mas mesmo assim o recurso foi recusado! Liguei no detran e Disseram q era p tentar de novo o recurso. Um absurdo.

  • Avatar
    Luiz Carlos Lima 30 de junho de 2020

    Deveria sim, ser automática, inclusive mesmo sendo uma alternativa, não tive uma multa de rodízio em São Paulo, transformada em advertência, dá a entender, que tal direito, só consta no cbt sem ser observado pelos aplicadores de multas.

  • Avatar
    Sérgio 30 de junho de 2020

    Para mim essas multas são um verdadeiro roubo ao cidadão brasileiro . É uma fábrica de multa pra rouba . alguém tem que acabar com essa vergonha .

  • Avatar
    Airton dos santos 29 de junho de 2020

    Esse site não vai pra lugar nenhum a tela fica tudo em branco

  • Avatar
    marta 29 de junho de 2020

    Sim.moro em mongagua temos que pegar a rodovia e todas as vezes que vc passa em um determinado trecho e há rodoviária vc é multado por conta de farol .Não existe foto na infração eles ficam escondidos não é fácil já levei 3 multas de farol no mesmo lugar.

Avatar
Deixe um comentário