Opel Frontera: conheça o clone rico do C3 Aircross para a Europa

Derivado do SUV fabricado no Brasil, novo Opel Frontera corrige falhas de conteúdos e acabamento do Citroën, além de contar com versão elétrica

opel frontera 2025 laranja frente e lateral
Opel Frontera acaba de ser lançado na Europa com opções a combustão, híbrida e elétrica (Fotos: Opel | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 24/05/2024 às 17h03

A Opel, marca alemã que por décadas pertenceu à General Motors, hoje integra a Stellantis e acaba de apresentar o Frontera. Trata-se de um SUV compacto de sete lugares moderninho, mas que podemos chamá-lo de clone do Citroën C3 Aircross.

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Isso mesmo, o Frontera é praticamente o SUV fabricado pela marca francesa em Porto Real (RJ), mas que passou por um banho de loja e ajustes estéticos para se adequar à linguagem visual da marca alemã.

Apesar de manter a silhueta do Citroën, a Opel redesenhou faróis, para-choques, lanternas, tampa do porta-malas e suavizou os vincos dos para-lamas. Ou seja, mexeu onde não compromete a carroceria e nem precisaria gastar mais dinheiro.

Por dentro, Frontera dá um banho C3 Aircross

Mas basta olhar para a Frontera que enxergamos o C3 Aircross. Mas as semelhanças acabam quando se entra no SUV. Por dentro, o Opel é bem mais refinado que o francês. O painel foi totalmente refeito e conta com sofisticado cluster digital que se integra ao multimídia.

opel frontera 2025 laranja interior sete lugares
Frontera oferece os mesmos sete lugares que o C3 Aircross

Ele também oferta conteúdos que fazem falta no modelo brasileiro como por exemplo a partida sem chave, freio de estacionamento eletrônico e climatização digital. A transmissão tem acesso por uma pequena chave, seguindo tendência adotada pela Volkswagen na Europa, assim como no Renault Kardian.

O padrão do acabamento também é mais sofisticado. E como no Citroën brasileiro, o Frontera também conta com sete lugares.

Motores do Opel Frontera

opel frontera 2025 laranja interior painel quadro de instrumentos
Quadro de instrumentos integrado com multimídia, partida sem chave e ar-condicionado digital fazem inveja no primo brasileiro

No Brasil, o C3 Aircross é equipado com o esperto motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e acoplado a uma transmissão do tipo CVT, que emula sete marchas. É um conjunto que garante boa eficiência e performance satisfatória.

No entanto, seu primo alemão pode ser equipado com três opções de motores. A versão de entrada utiliza unidade 1.2 turbo de 136 cv. Mas o grande barato está na versão híbrida que combina motor 1.2 de 100 cv e unidade elétrica de 28 cv.

E por fim, o SUV conta com uma versão totalmente elétrica. Com autonomia de 400 km, no modo europeu WLTP, o SUV tem preço sugerido de 29 mil euros (R$ 161 mil, numa conversão direta).

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