Pagamento de multas agora pode ser feito pela CNH Digital

No momento, é possível quitar infrações de trânsito emitidas em parte do DF e mais 13 órgãos autuadores municipais

Por AutoPapo29/05/20 às 11h28

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou CNH Digital, como também é conhecido, ganhou uma nova funcionalidade. Agora, é possível realizar o pagamento de multas emitidas em parte do Distrito Federal e mais 13 órgãos autuadores de diferentes municípios do país por meio da plataforma que reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais.

LEIA MAIS

Os órgãos atuadores que já disponibilizam essa facilidade aos motoristas são:

  • Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Distrito Federal;
  • Prefeitura de Boa Vista (RR);
  • Macapá (AP);
  • Balsas (MA);
  • Imperatriz (MA);
  • Mossoró (RN);
  • Pitimbu (PB);
  • Petrolina (PE);
  • Catu (BA);
  • Itararé (SP);
  • São José dos Campos (SP);
  • Pedregulho (SP); Cuiabá (MT); e
  • Sinop (MT).

Lembrando que a CDT também permite que os motoristas visualizem as infrações cometidas.

Sobre o Carteira Digital de Trânsito

Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a CDT avisa sobre o vencimento da CNH.

Outras funcionalidades disponíveis são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas.

Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Denatran. “Estamos transformando a CDT no principal canal de comunicação e interface entre o cidadão e as autoridades de trânsito nacionais”, explica o secretário nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello da Costa.

Desconto no pagamento de multas

Por enquanto, a CDT só permite o desconto de 20% sobre a multa, caso a quitação ocorra antes do vencimento. Após essa data, deve-se pagar o valor integral e eventuais acréscimos.

O abatimento de 40% é possível em outro aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desde que o motorista  pague a multa antes do vencimento e abra mão de recurso. A previsão é que, até o final do ano, o SNE seja totalmente incorporado à CDT, que passará a permitir ambos os descontos.

celular com a tela aberta no aplicativo cnh digital mostrando suas funcoes
Confira, abaixo, como se cadastrar no aplicativo

Passo a passo para ter acesso à CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível gratuitamente na Google Play e App Store.

  1. Depois de baixar o aplicativo, basta fazer o cadastramento.
  2. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços públicos online. Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.
  3. Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.
  4. Na sequência, é possível selecionar a infração. Caso o Órgão Autuador (OA) já tenha aderido ao pagamento de infração na CDT (20% de desconto), será apresentada a opção “Solicitar boleto” ao usuário. Apesar do aviso do prazo de até 72 horas, a disponibilização do boleto é realizado em tempo real.

Foto | AutoPapo

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário