Pedestres negros são menos respeitados por motoristas, afirma estudo

Publicada na revista científica Journal of Transport and Health, pesquisa analisou o comportamento de 461 condutores

Por AutoPapo 01/10/20 às 18h08
pedestres negros esperam para atravessar rua nos estados unidos
Pesquisa desenvolvida pela Universidade de Nevada analisou o comportamento dos condutores próximo a faixas de pedestres com negros e brancos (Foto: Shutterstock)

Em uma investigação sobre como a empatia age nos motoristas, pesquisadores da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, chegaram a uma revelação entristecedora: pedestres negros enfrentam mais dificuldades no trânsito.

LEIA MAIS

O estudo, publicado na revista científica Journal of Transport and Health, verificou, entre outras questões, se a cor da pele do pedestre influencia no comportamento do motorista.

O método utilizado na pesquisa foi o seguinte: duas mulheres (uma branca e uma negra) e dois homens (um branco e um negro) atravessavam um cruzamento. As travessias eram filmadas, assim como a aproximação dos carros da região.

O comportamento de cada veículo era documentado. Dos 461 carros que passaram por esse trecho em que os voluntários atravessavam, apenas 28% diminuíam a velocidade para esperar o pedestre completar o trajeto.

Na maioria dos casos, as pessoas precisavam se apressar para não serem atropeladas.

O que era ruim ficou ainda pior. Além desse padrão de direção agressiva, os pesquisadores perceberam que os automóveis pararam mais para pedestres brancos (31,1%) que para negros (24%).

Para os estudiosos, uma explicação possível é um senso de superioridade dos motoristas em relação aos pedestres negros.

pedestres negros esperam para atravessar rua nos estados unidos
Apenas 24% dos 461 motoristas pararam o carro para que pedestres negros atravessassem a rua (Foto: Shutterstock)
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário