Pesquisa aponta desvalorização dos seminovos mais vendidos no Brasil

A Mobiauto fez uma pesquisa utilizando os carros seminovos produzidos entre 2019 e 2022 e constatou qual teve menor desvalorização recente

carros usados seminovos vendas pátio
Preços dos usados estão parando de subir (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 13/03/2023 às 12h02

Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços.

Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro… e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva.

VEJA TAMBÉM:

A Mobiauto promoveu um levantamento com os dez modelos dez modelos mais anunciados em sua plataforma, e estendeu a pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol.

A empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá.  De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”.

Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz.

Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. Veja os dez com índices mais modestos de desvalorização no último ano.

Modelo Ano/Modelo Preços Fev/2022 Preços Fev/2023 Variação
Hyundai HB20 2021 R$ 72.075,83 R$ 71.576,76 -0,69%
Chevrolet Onix 2020 R$ 68.765,53 R$ 68,001,13 -1,11%
Volkswagen Gol 2019 R$ 52.930,09 R$ 52.142,99 -1,49%
Chevrolet Onix 2019 R$ 67.496,68 R$ 66.387,98 -1,64%
Fiat Strada 2019 R$ 69.217,99 R$68.064,59 -1,67%
Fiat Strada 2022 R$ 117.095,71 R$115.031,74 -1,76%
Volkswagen Gol 2020 R$ 54.864,96 R$53.760,70 -2,01%
Ford Ka 2019 R$ 56.634,45 R$ 55.309,33 -2,34%
Hyundai Creta 2022 R$ 116.746,11 R$ 113.876,49 -2,46%
Ford Ka 2020 R$ 59.057,33 R$ 57.532,20 -2,58%

Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto.

Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões:

  • Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86%
  • Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019 > 3,67%
  • Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56%

Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes.

  • Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87%
  • Jeep Renegade Longitude TDI 4×4 / 2021 > -13,72%
  • Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69%
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário