Stellantis desenvolve plataforma para carro elétrico com autonomia de 800 km

Como parte do plano Dare Forward 2030, Stellantis começa a produzir plataforma de carro elétrico com autonomia de até 800 km, na Itália

plataforma carro eletrico stellantis stla 800 km autonomia 1
Holding está desenvolvendo quatro plataformas para elétricos (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 13/03/2023 às 11h02

A Stellantis está prestes produzir carros elétricos com autonomia que pode chegar aos 800 km, graças a nova plataforma STLA Large, que está sendo preparada para entrar em produção. A nova estrutura será produzida na fábrica Cassino, na Itália, onde outrora foram produzidos modelos da Alfa Romeo e da Maserati.

Apesar da confirmação do novo projeto, ainda não foi anunciado quais os modelos farão uso dessa arquitetura, e essa informação será divulgada em “uma etapa posterior”. Mas foi revelado que a plataforma é altamente flexível e vai servir como base para muitos modelos da Stellantis, e que a grande autonomia é graças a combinação de módulos de propulsão elétrica e pacotes de baterias modulares.

VEJA TAMBÉM:

Este nível de flexibilidade, combinado com o compartilhamento de componentes entre plataformas, reduzirá a complexidade criando economias de escala com cada plataforma capaz de produzir até dois milhões de unidades por ano

Além da STLA Large, a holding está preparando outras três plataformas, como parte da estratégia Dare Forward 2030, que visa produzir apenas modelos elétricos na Europa até 2038. As outras estruturas são a STLA Small (500 km), STLA Medium (700 km) e Frame (com autonomia de 800 km mas chassi separado).

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comentou sobre o novo projeto:

Os veículos baseados na plataforma STLA Large que estamos projetando revolucionarão a experiência de dirigir com funcionalidades e recursos de ponta e, para isso, contamos com a grande experiência de nossos funcionários e da equipe de gerenciamento Stellantis para conseguirmos atingir nossas ousadas metas de custo e qualidade.

Ao todo, serão utilizados três módulos de motor elétrico para cobrir a nova linha de veículos, com potências que podem varia entre 70 kW e 330 kW.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário