Piloto automático da Tesla tentou jogar esse Model 3 nos trilhos do trem

Essa não foi a primeira vez que o piloto automático da Tesla agiu de maneira equivocada e colocou em risco a segurança do motorista

piloto automatico tesla model 3 joga carro trem
A Tesla ainda não possui um sistema de direção completamente autônomo (Foto: Youtube Beta Tech OG | Reprodução)
Por Bernardo Castro
05 de julho de 2022 15:35

A Tesla possui um sistema de piloto automático que é vendido como se o veículo tivesse total capacidade de executar uma direção autônoma. No entanto, na realidade o sistema não funciona dessa forma. O dispositivo é, na verdade, uma assistência ao motorista avançada que pode reduzir os esforços do condutor em rodovias ou ruas claramente marcadas nas cidades.

Essa questão do piloto automático é mais uma das polêmicas que envolve a Tesla e, com uma certa frequência, acontecem acidentes por causa do excesso de ‘comodidade’ dos motoristas. O youtuber do canal Beta Tech OG, quase entrou para essa estatística quando seu Model 3 tentou avançar a linha do trem para fazer uma conversão à esquerda.

No vídeo o Full Self-Driving da Tesla está sendo testado nas ruas de Denver, nos Estados Unidos. Em um recorte de 18 minutos gravados o Model 3 acaba cometendo erros com uma certa frequência, o que foi classificado como algo muito ruim para a empresa dos carros elétricos.

O maior dos vacilos cometidos pelo Model 3 foi, certamente, a ‘iniciativa’ de quase ser atropelado pelo trem. Nesse cenário o veículo estava parado em um semáforo indicando a intenção de convergir à esquerda. Quando o sinal abriu, invés de esperar para fazer a curva, o carro da Tesla entendeu que haveria tempo o suficiente para fazer a travessia de maneira segura.

Outra possibilidade é de que o sistema não tenha reconhecido a presença da locomotiva, o que faz a situação ficar ainda mais grave. Afinal, a tela multimída do carro mostrou a aproximação do objeto. Por sorte, o motorista estava atento à situação e conseguiu assumir o volante antes de algo mais grave acontecer.

No trecho final do vídeo, o Model 3 tenta fazer mais uma conversão à esquerda, mas a fez em um raio muito longo. Com isso, o veículo quase atropelou dois pedestres que estavam na calçada. Após esses momentos de tensão, o motorista optou por encerrar o teste e se disse “muito triste com a Tesla.”

Sensores da Tesla já confundiram lua com semáforo

As falhas do piloto automático da marca de Elon Musk são bastante corriqueiras. No ano passado, nos Estados Unidos, o sistema subitamente acendeu um alerta para reduzir a velocidade, acusando uma luz amarela no próximo cruzamento. O problema é que não existia nada disso na via, e o que o carro da Tesla detectou foi a lua cheia em um forte tom amarelado.

Outra gafe dessa tecnologia autônoma aconteceu em Lisboa, Portugal, enquanto trafegava pela ponte 25 de abril. O local é conhecido por ter dois andares, sendo o inferior com os trilhos do trem e o superior destinada aos automóveis.

Sem nenhuma razão aparente um carro da Tesla acionou o freio de maneira automática e ficou parado na pista. A freada aconteceu porque os sensores perceberam o trem vindo na direção contrária e a paralização seria uma medida de segurança para evitar um eventual acidente. No entanto, o choque entre os dois jamais aconteceria, porque o trem estava no andar de baixo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário